Energia solar fotovoltaica atinge 100 MW de potência

Energia solar fotovoltaica atinge 100 MW de potência. Essa marca histórica foi possível graças à redução de mais de 75% do preço da energia solar.

O Brasil apresenta mais de 12 mil sistemas fotovoltaicos ativos, que alcançaram surpreendentes 100 megawatts de potência

Energia solar fotovoltaica atinge 100 MW de potência

"A técnica de aproveitamento da energia solar, para fornecimento de energia elétrica, representa uma alternativa para locais, onde a implantação do sistema elétrico convencional é inviável, técnica e economicamente - ou em situações, em que se deseja reduzir os custos com a energia elétrica convencional", afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para o Meio Rural.

Atualmente, nosso país apresenta mais de 12 mil sistemas fotovoltaicos ativos, que alcançaram surpreendentes 100 megawatts de potência. Estes foram distribuídos em instalações na zona rural, no comércio, na indústria, além de residências e edifícios públicos. "Essa marca histórica foi possível graças à redução de mais de 75% do preço da energia solar, ao aumento de mais de 50% da tarifa de energia elétrica e à conscientização socioambiental dos consumidores", ressalta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

De acordo com os dados da ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a energia solar fotovoltaica, que converte radiação solar em energia elétrica, destaca-se como líder do segmento de micro e minigeração em 99% das instalações do Brasil. Considerada uma energia limpa e renovável, essa fonte energética sustentável proporciona economia a mais de 13 mil unidades consumidoras, além de garantir a proteção do meio ambiente.

Esse quadro é bastante promissor, o que comprova o grande potencial do país quanto à produção de energia solar fotovoltaica. São mais de 80 milhões de unidades consumidoras distribuídas pelo país. E as projeções são de aumento nos próximos anos, pois os brasileiros têm buscado fontes de energia alternativa mais baratas. Não é coincidência que muitas casas, bem como empresas públicas e privadas aproveitam seus telhados para a instalação dos painéis solares.

Pesquisas recentes afirmam que as residências estão no topo da cadeia de consumo de energia solar fotovoltaica - com 42% da potência instalada em todo território nacional. Em seguida, vêm as empresas privadas - que correspondem ao setor comercial e de serviços, com 38%. Depois aparecem o setor industrial - com 11%, o poder público - com 5%, e as instalações encontradas na zona rural - com 3%.

Se considerarmos a grande quantidade de sistemas de energia solar fotovoltaica instalados no Brasil, a liderança dos consumidores residenciais torna-se ainda mais evidente - com 80% dos sistemas instalados em residências. Depois aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços - com 15%, o setor industrial - com 2%, e os consumidores do meio rural - com 2%. Por fim, seguem os consumidores do poder público - com 1%, os serviços públicos - com 0,2%, e a iluminação pública - com 0,1%.

Fonte: Investimentos e Notícias.

Administrador 16-08-2017 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.