Condições ambientais para a hidroponia

Entenda fatores ambientais e climáticos que influenciam no desenvolvimento das culturas hidropônicas

 

Entenda fatores ambientais e climáticos que influenciam no desenvolvimento das culturas hidropônicas

"Em geral, dá-se o nome de cultivos hidropônicos àqueles em que a nutrição das plantas é feita por meio de uma solução aquosa que contém todos os nutrientes em quantidades e proporções que a planta precisa para se desenvolver adequadamente", explica o professor Clério Hickmann do Curso Hidroponia - O Cultivo sem Solo.


As condições ambientais dentro da estufa de hidroponia são fatores essenciais para o desenvolvimento adequado das culturas. Esses fatores podem ser climáticos e ambientais.

Fatores climáticos:


- Temperatura: A temperatura ideal para o bom desenvolvimento das culturas em geral deve estar em torno de 25 a 28°C
- Umidade relativa do ar: deve ser de 60 a 70% e pode ser aferida por meio do hidrômetro
- Radiação solar: A radiação fotossinteticamente ativa, que engloba faixas de espectro visível, tem comprimento de 390 a 750 nanômetros, no entanto é difícil de ser medida por isso é bom se ter em regiões com menos insolação ou ter um filme difusão nas estufas.


Fatores ambientais:


- Isolamento entre os meios externos e internos da estufa: é feito por meio de telas, filmes e portas de entrada e de saída. Esses acessórios têm como finalidade evitar agentes hospedeiros de pragas e doenças dentro da estufa.

Além disso, outro requisito importante para a hidroponia é a qualidade da água. Antes de iniciar uma hidroponia, é preciso: realizar a análise da água, visando conhecer sua composição química, física e microbiológica, além de medir o PH e a condutividade elétrica.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:  



Conheça os Cursos CPT da área Hidroponia.
Por Anna Luiza Mariquito.

Anna Luiza Mariquito Resende 16-09-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.