Coletor de energia solar substitui uso de agrotóxicos em mudas

O coletor de energia solar cuida do substrato, para que surjam mudas sadias, sem a necessidade do uso de agroquímicos - nocivos à saúde.

O coletor de energia solar cuida do substrato, para que surjam mudas sadias, sem a necessidade do uso de agroquímicos - nocivos à saúde

Coletor de energia solar substitui uso de agrotóxicos em mudas O uso do coletor de energia solar auxilia na produção de mudas sadias - sem agrotóxicos

Coletor de energia solar substitui uso de agrotóxicos em mudas. Isso mesmo! O Núcleo de Produção de Mudas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, em São Bento do Sapucaí - SP, adotou a utilização do coletor solar para o armazenamento de calor. O equipamento cuida do substrato, para que surjam mudas sadias, sem a necessidade do uso de agroquímicos.

Além de preservar a saúde do consumidor - no caso do tratamento de mudas de legumes, frutas e hortaliças, a caixa coletora de calor não coloca em risco a saúde dos trabalhadores rurais. É importante destacar que o uso de agrotóxicos na produção de mudas gera inúmeros distúrbios às pessoas que manejam a terra - como tonturas, náuseas, entre outros males.

Ao utilizar o coletor de energia solar na produção de mudas, o produtor rural não precisa utilizar o brometo de metila - proibido atualmente. Além disso, o emprego dessa tecnologia requer gastos semelhantes aos que se têm com o uso de agrotóxicos, mas com a diferença de que com o coletor, o desenvolvimento das mudas é potencializado.

Embora o uso do coletor solar seja desconhecido por muitos, o investimento na tecnologia é acessível ao bolso do pequeno e médio produtor - portanto, é viável implantar a técnica na produção de mudas (independentemente da variedade e da espécie). Em São Paulo, alguns produtores estão utilizando a tecnologia em produção de mudas frutíferas e florestais - com resultados surpreendentes, sem aumentarem os gastos com o cultivo.

As caixas coletoras de energia solar - devem apresentar as dimensões de 30 centímetros de altura e 15 de diâmetro. Todo processo de coleta de calor dura apenas um dia e a temperatura deve chegar até 70°C. A tecnologia é simples: caixa de madeira envolvida com chapa de metal, pintada de preto e revestida com plástico (auxiliam na retenção do calor).

Além de utilizar energia solar (renovável e limpa), o que é extremamente benéfico ao meio ambiente, o coletor solar consegue eliminar a maioria dos microrganismos causadores de doenças nas plantas (sendo desnecessário o uso de agrotóxicos), sem prejudicar os agentes benéficos ao desenvolvimento das mudas nem a saúde humana.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

Administrador 02-06-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.