Biogás: etapas de produção e vantagens

Produzir biogás é uma forma sustentável de aproveitar matéria orgânica, que poderia poluir o meio ambiente

Biogás: etapas de produção e vantagens

O biogás foi descoberto em 1661. Mas somente após quase dois séculos, em 1857, na Índia, ele foi usado no aquecimento das residências e na iluminação pública. Inclusive, este foi o primeiro país a produzir biogás usando como matéria-prima esterco de animais. Atualmente, existem várias fontes para produção de biogás, obtidas de matéria orgânica. O uso de dejetos de animais, por exemplo, apresenta inúmeras vantagens, principalmente em caráter ambiental.

“Produzir biogás é uma forma sustentável de aproveitar matéria orgânica, que poderia poluir o meio ambiente, como resíduos orgânicos de aterro sanitário e esgoto. Além disso, do processo também se obtém biofertilizante, que pode ser aplicado nas lavouras”, afirma Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso CPT a Distância e Online Construção e Operação de Biodigestores.

Etapas de produção do biogás


Hidrólise -> Tudo começa com a quebra das moléculas da matéria orgânica em moléculas menores. Assim, as bactérias conseguem digeri-la com mais facilidade. No processo, são formados subprodutos - dentre eles, ácidos graxos e açúcares.

Fermentação -> A fermentação do material orgânico depende das bactérias presentes no biorreator. Nessa etapa, continua a quebra das moléculas para facilitar a digestão das bactérias. Como resultado, surgem CO2, hidrogênio, ácidos graxos e amônia.

Oxidação anaeróbica -> Nessa etapa, ocorre quebra das moléculas menores em partículas ainda menores. Após a conversão do material degradado, surgem CO2, hidrogênio e ácido acético. Quem consome o hidrogênio são as bactérias metanogênicas.

Formação de metano -> Na metanogenêse, finalmente é formado o metano, principal elemento do biogás. O equipamento utilizado na produção é conhecido como biodigestor, que pode ser construído até mesmo em casa.


Vantagens do biogás


->A purificação do biogás não é necessária – basta remover os líquidos condensados durante o processo de produção;

->A chama gerada na queima do biogás é limpa e isenta de resíduos de fuligem;

->Trata-se de uma energia alternativa renovável, com baixo impacto ambiental;

->Os equipamentos adaptados para o uso do biogás apresentam boa performance;

->O biogás substitui o GLP - derivado de petróleo.

Embora apresente inúmeras vantagens, a energia do biogás não é constante. Além disso, o retorno do investimento é significativamente lento.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Energia Alternativa.

Leia o artigo "Biogás pode substituir 24% da energia elétrica da matriz energética do país".

Fontes: infoescola.com; portal-energia.com

 

Andréa Oliveira 15-01-2019 Energia Alternativa

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.