Biogás pode substituir 24% da energia elétrica da matriz energética do país

Biogás pode substituir 24% da energia elétrica da matriz energética do país. Na verdade, o Brasil pode produzir até 90 milhões de metros cúbicos de biogás por dia.

Biogás pode substituir 24% da energia elétrica da matriz energética do país O Brasil tem potencial para produzir até 90 milhões de metros cúbicos de biogás por dia

Estudos recentes comprovam nosso grande potencial para biogás. Na verdade, o Brasil pode produzir até 90 milhões de metros cúbicos de biogás por dia, o bastante para suprir 24% da energia elétrica e 47% do diesel fóssil da matriz energética nacional. Não apenas o esterco de animais pode ser aproveitado para produção de biogás, como também torta e vinhaça de cana-de-açúcar, além de restos de lavouras, como palhas e resíduos de grãos de colheita de milho e soja.

Se muitos produtores rurais do país não desperdiçassem resíduos de colheita e esterco de aves, bovinos e suínos, eles reduziriam os custos de produção de forma bastante significativa. Um meio sustentável de aproveitar restos culturais e dejetos animais é transformando-os em biogás com a ajuda de um equipamento chamado biodigestor. Trata-se de uma tecnologia simples, barata e inovadora, que transforma os rejeitos orgânicos em energia.

"O biogás passa por um sistema de canalização para movimentar geradores de energia elétrica ou ser usado como combustível (biometano). No processo, também é formada uma espécie de biofertilizante para adubar plantas e culturas", afirma Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso a Distância CPT Construção e Operação de Biodigestores em Livro+DVD e Online. De fato, um caminho econômico e inteligente de produzir a própria energia em granjas e fazendas.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Administrador 13-03-2018 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.