Formas de gerar energia elétrica no meio rural

A energia elétrica no meio rural é determinante para garantir aquecimento, refrigeração e iluminação às várias edificações

Formas de gerar energia elétrica no meio rural

A energia elétrica no meio rural é determinante para garantir aquecimento, refrigeração e iluminação às várias edificações. Graças à eletricidade no campo, o produtor rural consegue realizar as atividades agrícolas e pecuárias, movimentar máquinas e motores, garantir a iluminação dos galpões onde são criados suínos, aves, bovinos, ovinos e caprinos. Sem energia elétrica, tornam-se inviáveis quaisquer atividades no campo.

“No Brasil, grande parte do fornecimento de energia vem das hidrelétricas. Porém, como o país possui grande extensão territorial, muitas áreas rurais não têm acesso à energia elétrica de qualidade. Sendo assim, torna-se necessário a adoção de técnicas alternativas para a geração de eletricidade”, afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso CPT a Distância e Online Energia Solar para o Meio Rural.

Painel solar


A energia solar é considerada um tipo de energia alternativa e renovável, com baixo impacto ambiental. Graças aos painéis solares, é possível captar a energia do sol e transformá-la em eletricidade com a ajuda de geradores. Seu armazenamento ocorre por meio de baterias para garantir continuidade no abastecimento. Entretanto, muitos produtores ainda não implantaram placas fotovoltaicas em suas propriedades pelos altos custos.

Aerogerador


O aerogerador converte a energia dos ventos em energia elétrica. Entretanto, a implantação desse sistema requer grande incidência de ventos na região - caso contrário, torna-se inviável. A energia eólica não é poluente e é considerada um tipo de energia alternativa e renovável. Dependendo da amplitude da área, onde será instalado o sistema eólico, o investimento pode ser elevado.

Biodigestor


O biodigestor é a forma mais econômica de produzir eletricidade no meio rural. O equipamento apresenta baixo custo e pode ser construído na própria propriedade rural. Outros biodigestores são fabricados por empresas especializadas, com tamanhos variados. Para produzir o gás metano nos biodigestores, são utilizados vários tipos de matéria-prima, de origem orgânica, como bagaço de cana-de açúcar e esterco animal.

Termelétrica


A energia termelétrica é produzida em uma caldeira a vapor. No processo, é adicionado um combustível sólido, geralmente obtido na propriedade, como bagaço de cana-de açúcar e lenha de eucalipto. Dessa forma, é possível movimentar um grupo de geradores, que transformam essa energia em energia elétrica. Embora seja um tipo de energia mais acessível, por emitir gases de feito estufa, esse tipo de energia alternativa é poluente.

Hidrelétrica


A hidrelétrica pode apresentar porte pequeno, ideal para propriedades rurais menores. Com a instalação de uma roda d’água, em uma pequena queda d’água, é possível movimentar um gerador e, assim, produzir eletricidade. A energia hidroelétrica é considerada um tipo de energia alternativa limpa, pois apresenta baixo impacto ambiental. Sua produção no meio rural não emite gases nocivos à atmosfera terrestre.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Energia Alternativa.

Leia o artigo "Confira a diferença entre energia renovável e energia alternativa".

Fonte: ruralnews.com.br

Andréa Oliveira 13-03-2019 Eletricidade na Fazenda

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.