Principais componentes para gerar energia eólica em casa

Hoje é possível gerar energia eólica em casa e ganhar créditos da distribuidora

Principais componentes para gerar energia eólica em casa

“Nos últimos anos, o uso de energia eólica tem se destacado devido a uma série de fatores, como disseminação da tecnologia, aperfeiçoamento das máquinas, custos reduzidos de investimentos e, em particular, procura por fontes energéticas limpas e renováveis, com baixo impacto ambiental”, afirma Antônio Leite de Sá, professor do Curso CPT a Distância e Online Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água.

No Brasil, os vários problemas no abastecimento de energia elétrica e o uso consciente dos recursos naturais (em prol da sustentabilidade) têm estimulado o investimento em energias alternativas. Além disso, com a Resolução nº 482 da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, a demanda por microgeração distribuída (grid tie) tem aumentado de forma bastante significativa no país.

No caso da geração de energia eólica caseira, além de abastecer a residência, ela reduz os gastos mensais com energia elétrica. Sem falar nos créditos que o cliente ganha se a geração de energia for maior que a de consumo. Entretanto, antes de ter permissão para o grid tie, o cliente deve apresentar um projeto à distribuidora sabendo que arcará com os custos dos equipamentos.

Confira os principais componentes do sistema grid tie:

Baterias 


Na microgeração distribuída, a energia eólica produzida em casa é conectada à rede pública, o que dá ao cliente maior autonomia contra possíveis quedas de energia. Por outro lado, se o sistema for desconectado da rede pública, o cliente deve providenciar baterias para o armazenamento da energia gerada.

Medidor


O medidor de consumo contabilizada a energia gerada em kWh. Na fatura, devem vir discriminados a geração da energia e o consumo da família. Quando o saldo for positivo, o cliente titular ganha créditos da distribuidora a serem usados, por até 36 meses, independentemente de ter mudado de endereço.

Pás e rotor


O cliente deve dar atenção ao design do aerogerador, pois ele influencia no desempenho do equipamento. No mercado, há modelos com dispositivo, que posiciona as pás na direção do vento. Outro componente importante para gerar energia eólica é o rotor, que converte energia cinética do vento em energia mecânica para o funcionamento do gerador elétrico.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Energia Alternativas.

Leia o artigo "Energia eólica apresenta benefícios ambientais".

Fonte: casa.abril.com.br

Andréa Oliveira 07-03-2019 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.