Principais diferenças entre diesel e biodiesel

Enquanto o diesel tem origem fóssil, o biodiesel origina-se de gorduras vegetais ou animais

Principais diferenças entre diesel e biodiesel

Embora o diesel e o biodiesel sejam produtos orgânicos utilizados como combustíveis, eles apresentam diferenças. A principal refere-se ao tipo de fonte dos quais são extraídos. Enquanto o diesel tem origem fóssil, “o biodiesel origina-se de gorduras vegetais ou animais. Além disso, este último não causa impacto no meio ambiente, pois é biodegradável”, ressalta Paulo Anselmo Ziani Suarez, engenheiro químico e professor do Curso CPT Produção de Biodiesel na Fazenda.

Diesel


O diesel surge do processo conhecido como craqueamento do petróleo em estado bruto. Quando comparado à gasolina, ele se adapta melhor a veículos com motores mais potentes e com máxima performance O principal motivo é porque o diesel apresenta alta densidade de energia. Por outro lado, ele é um combustível com elevado nível poluente.

A causa por ser um elemento poluidor do meio ambiente vem da combustão parcial do diesel. Isso o faz emitir óxidos de carbono e demais poluentes na atmosfera terrestre. Não é mera coincidência que o diesel é considerado um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, bem como pela chuva ácida.

Biodiesel


Já o biodiesel é extraído de gorduras vegetais, considerado uma fonte renovável de energia. Vale destacar que as gorduras animais também são matéria-prima para fabricação de biodiesel. No processo chamado transesterificação, os óleos vegetais reagem com os álcoois até se formarem longas cadeias de ésteres, o que permite ao biodiesel funcionar como combustível.

O mais interessante é que o biodiesel apresenta viabilidade para fazer funcionar todo tipo de motor a diesel sem que este sofra adaptações nem danos. Sem falar que sua queima emite baixos níveis de poluentes na atmosfera terrestre. Diferentemente do diesel fóssil, que não se renova e está fadado ao fim, o biodiesel é inesgotável.

Praticamente 75% da produção de biodiesel nacional utiliza óleo de soja como matéria-prima. Sua fabricação com gordura animal corresponde a 20%, enquanto o restante explora outras fontes vegetais, como dendê, algodão e canola. Em todos os casos, o biodiesel produzido realiza uma queima de combustível limpa devido às fontes utilizadas.

No Brasil, normalmente, o biodiesel é misturado ao diesel na porcentagem de 93% de diesel para 7% de biodiesel. Entretanto, existem veículos com motores de ignição à compressão, que são capazes de funcionar com uma porcentagem de até 20% de biodiesel, sem passarem por quaisquer adaptações.

Vantagens do biodiesel frente ao diesel:


->O biodiesel apresenta maior segurança no armazenamento sem correr riscos de explosão, como ocorre com o diesel;
->O biodiesel é considerado uma fonte de energia renovável, pois utiliza uma infinidade de espécies vegetais oleaginosas na fabricação;
->O biodiesel não é tóxico, além de ser biodegradável, diferentemente do diesel fóssil, altamente poluente ao meio ambiente;
->A queima do biodiesel é limpa, o que reduz a emissão de CO2 na atmosfera terrestre, enquanto o diesel lança ao ar gases poluentes.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Produção de Biodiesel na Fazenda

Cultivo e Processamento de Mamona

Cultivo e Processamento de Girassol

Fontes: Aprobio & Bioblog

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 19-11-2020 Biodiesel

Faça já o Download Grátis

Download brinde Infográfico Regulamentação dos Créditos de Energia Solar

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.