Tudo o que você precisa saber sobre poluição do solo

Os poluentes do solo mais comuns são os metais pesados e os defensivos agrícolas

Tudo o que você precisa saber sobre poluição do solo

A poluição do solo ocorre basicamente por substâncias químicas devido a ações inconsequentes do homem no meio ambiente. Além do solo, a água e o ar podem ser poluídos, o que agrava ainda mais a situação. Os poluentes do solo mais comuns são de ordem química, como os metais pesados (chumbo e mercúrio), os hidrocarbonetos de origem fóssil (petróleo), os solventes, além dos defensivos e fertilizantes agrícolas. Todos podem causar impactos negativos no solo.

Principais causas da poluição do solo

Resíduos sólidos


Os resíduos sólidos de origem urbana, rural e industrial apresentam elementos químicos amplamente nocivos ao meio ambiente. Quando sofrem o processo de decomposição, os vários tipos de lixo, juntos, formam um líquido tóxico conhecido como chorume. Quando os lixões não são administrados adequadamente para manter condições sanitárias satisfatórias, o chorume vaza, contamina o solo e alcança os lençóis freáticos e polui a água.

Defensivos agrícolas


Os defensivos agrícolas correspondem aos pesticidas, inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas e herbicidas. Seu objetivo é erradicar pragas e plantas invasoras para evitar prejuízos às lavouras. Quando utilizados sem critérios nem planejamento, geram impactos negativos ao meio ambiente. Além de absorvidos pelo solo, eles contaminam as culturas e as tornam um sério risco à saúde humana. Sem falar que comprometem a fertilidade do solo.

Fertilizantes


Os fertilizantes químicos corrigem as deficiências nutricionais do solo para que as plantas cresçam com vigor. Quando aplicados, de forma descontrolada e irresponsável, contaminam o solo, além de sobrecarregá-lo com nutrientes, o que compromete a sua composição natural. Esses elementos químicos, em sua maioria metais pesados, infiltram no solo até alcançarem os lençóis freáticos e contaminá-los.

Quais as consequências da poluição do solo?


As consequências da poluição do solo são inúmeras. Quando os agentes poluentes intoxicam o organismo humano, favorecem o surgimento de doenças. Sem falar que eles afetam a segurança alimentar da população do mundo, pois reduzem a qualidade e a quantidade da produção de alimentos. Fora que a contaminação do solo libera bilhões de toneladas de CO2 à atmosfera terrestre, o que impacta na qualidade do ar e da água.

Além disso, os prejuízos econômicos gerados pela poluição do solo ultrapassam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e tendem a aumentar nos próximos anos. Daí a extrema necessidade de se tomar medidas urgentes e eficientes.

Como evitar a poluição do solo?


Primeiramente, para evitar a contaminação do solo, deve-se reestruturar a gestão dos resíduos da mineração. Além disso, devem ser implantadas medidas, que permitam a conservação da camada superficial do solo. Sem falar que os planejamentos urbano e de transporte devem ser reavaliados. Fora os investimentos em tratamento das águas residuais e em formas mais ecológicas e sustentáveis de produção, principalmente nos setores agropecuário e industrial.

Toda a população também deve contribuir com uma gestão mais sustentável do solo. As pessoas devem consumir mais alimentos orgânicos, além de realizarem a reciclagem de materiais (plásticos, vidros, papelão e latas). Já as pilhas e os medicamentos devem ser descartados em locais específicos para tal.

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Gerenciamento de Limpeza Urbana

Aterro Sanitário - Planejamento e Operação

Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento

Fontes: Ecycle e Iberdrola

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 20-10-2020 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.