Quais são as vantagens do sistema agroflorestal?

O sistema agroflorestal é apropriado por apresentar estrutura que se assemelha à floresta primária, aliada à presença de grande biodiversidade, causando pouca ou nenhuma degradação ao meio ambiente

Quais são as vantagens do sistema agroflorestal?

O sistema agroflorestal (SAF) são sistemas e tecnologias de uso do solo nos quais as espécies lenhosas perenes (árvores, arbustos, palmeiras etc.) são utilizadas no mesmo sistema de manejo de culturas agrícolas e, ou produção animal, em alguma forma de arranjo temporal ou espacial.

Com relação ao uso da terra, as árvores são consorciadas com culturas agrícolas e, ou criações de animais. Pode-se utilizar diferentes espécies que se encontram em condições ambientais diversas em todo o mundo.

Nesse sistema, deve-se incluir pelo menos uma espécie florestal arbórea ou arbustiva, a qual pode ser combinada com uma ou mais espécies agrícolas e, ou animais, isso porque a espécie florestal fornece produtos úteis ao produtor, além de preencher um papel importante na manutenção da fertilidade dos solos.

Além disso, a maior diversificação representa mais produtos comercializáveis, favorecendo uma geração de renda mais harmônica no tempo. Esse contexto é muito adequado para a pequena produção familiar.

Esse sistema é uma alternativa apropriada de uso dos recursos naturais para os trópicos úmidos, por apresentarem estrutura que se assemelham à floresta primária, aliada a presença de grande biodiversidade, causando pouca ou nenhuma degradação ao meio ambiente, principalmente por respeitarem os princípios básicos de manejo sustentável dos agroecossistemas.

É válido destacar que os sistemas agroflorestais podem ser aproveitados desde pequenas propriedades rurais até propriedades de grande porte.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 10-02-2023 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.