Selo Combustível Social impulsiona a agricultura familiar

Agricultura familiar aumenta a venda de matéria prima para a produção de biodiesel

Até o fim do ano, as vendas de matéria-prima da agricultura familiar para as usinas de biodiesel podem chegar a R$ 1,2 bilhão, o que equivale a um crescimento de 13% em relação ao ano passado. A consolidação da participação da agricultura familiar ocorre juntamente ao aumento do cooperativismo motivado pela demanda gerada pelas usinas de biodiesel, afirma Marco Antônio Viana Leite, coordenador de Biocombustiveis da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Um dos fatores que impulsiona este crescimento é o Selo Combustível Social, um conjunto de medidas específicas para estimular a inclusão social na agricultura, pois o selo ocupa o espaço de outros fornecedores. Esse fatoé comprovado pelo crescente aumento das vendas de matéria-prima a cada ano, mesmo sem um aumento da mistura dos biocombustiveis aos derivados de petróleo, que ainda se mantém em 5%. "Não há perspectiva de passar a 6% ainda, pois está sendo feito um trabalho de consolidar o Selo Social nos leilões antes de expandir o programa", afirma Leite.

A palma é a oleaginosa de maior produtividade de bioenergia, seu rendimento é de 4 a 6 toneladas de óleo por hectare plantado. Para 2014 é previsto que em torno de dois mil produtores entregarão as primeiras safras de óleo de palma, que estão sendo plantadas agora. As palmas levam até três anos para começar a produzir.

As compras da mamona passaram de R$ 5,1 milhões em 2008 (1,8% do total) para R$ 26,7 milhões em 2009 (3,8% do total) e para R$ 46,3 em 2010 (4,4% do total). Do total da produção de mamona, quase 50% foi da agricultura familiar participante do programa Selo Combustível Social.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 29-11-2011 Mercado de Combustíveis

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