Demanda de etanol pode aumentar em 2019

Em 2019, com a recuperação econômica do Brasil, a demanda de etanol pode aumentar significativamente

Demanda de etanol pode aumentar em 2019

O etanol é também conhecido como álcool etílico. Trata-se de um composto orgânico com fórmula molecular CH3 – CH2 – OH. Ele é incolor e solúvel em água, mas apresenta odor bastante característico. Quando submetido à temperatura de 78 °C, ele alcança o ponto de ebulição; já em temperatura de -114 °C ele chega ao ponto de fusão.

Os Estados Unidos estão no topo do ranking mundial de produção de etanol, seguidos pelo Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 70% da produção de álcool etílico no mundo. Os norte-americanos produzem etanol a partir do milho e os brasileiros, a partir da cana-de-açúcar. Além dessas matérias-primas, são utilizadas mamona, soja e beterraba.

Em 2019, com a recuperação econômica do Brasil, a demanda de etanol pode aumentar significativamente. Segundo o Banco Central, a alta de 2,55% do PIB, elevará a renda dos brasileiros, o que pode impulsionar a venda de veículos, assim como a de combustíveis. “Os etanóis ganharão destaque nas vendas de combustíveis no país”, afirma o Cepea.

Em relação à oferta, os pesquisadores do Cepea estimam que a moagem e o volume de ATR - Açúcar Total Recuperável, na safra 2019/20 do Centro-Sul, chegarão perto dos registrados na safra 2018/19. Já a destinação da cana para açúcar e etanol poderá ter reajuste em 2019/20 face à registrada na temporada anterior.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Produção de Álcool Combustível na Fazenda.

Leia o artigo "A importância da produção de etanol a partir do milho".

Fonte: noticiasagricolas.com.br

Andréa Oliveira 16-02-2019 Mercado de Combustíveis

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.