Usinas usam lixo para produzir energia

Com o lixo como matéria-prima, cada usina pode produzir 73 milhões de metros cúbicos de gás natural renovável por ano

Usinas usam lixo para produzir energia

“Quando a matéria orgânica se decompõe com a ação das bactérias, é gerado um gás conhecido como biogás. E uma das fontes para produção de biogás é o aterro sanitário, pois é a solução técnica mais adequada e viável, para a destinação final do lixo urbano, na maioria das cidades brasileiras”, destaca Maeli Estrela Borges, urbanista, sanitarista e professora do Curso CPT a Distância e Online Aterro Sanitário - Planejamento e Operação.

No Rio de Janeiro, usinas usam lixo para produzir energia e combustível. Localizadas nos aterros sanitários, em Nova Iguaçu e na região metropolitana, as duas unidades foram inauguradas recentemente para produção de biogás. Bem menos agressivo ao meio ambiente quando comparado ao gás natural proveniente do petróleo, o biogás pode ser transformado em combustível após passar por refino.

O aterro de Seropédica, principal fonte do biogás, é o maior da América Latina, com capacidade de receber diariamente em torno de 10 mil toneladas de lixo. A produção da usina de biogás pode alcançar 200 mil metros cúbicos (por dia), capazes de abastecer 13 mil veículos. Anualmente, cada unidade detém grande potencial para produzir 73 milhões de metros cúbicos de GNR (gás natural renovável).

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "Biogás - alternativa promissora de energia."

Fonte: exame.abril.com.br

Andréa Oliveira 11-07-2019 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.