Tudo o que você precisa saber sobre combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são originados da decomposição de matéria orgânica ao longo de milhões de anos

Tudo o que você precisa saber sobre combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são originados da decomposição de matéria orgânica ao longo de milhões de anos. Estes são recursos naturais não renováveis amplamente utilizados para produzir energia por meio da queima. Como exemplos, temos petróleo, gás natural e carvão mineral. "Todos causam sérios impactos no meio ambiente, inclusive, são responsáveis pela destruição da Camada de Ozônio, que protege a Terra dos temíveis raios ultravioleta", afirma Elias Silva, professor do Curso CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais.

 

Carvão mineral


O carvão mineral é utilizado nas termelétricas, para o aquecimento da água, até convertê-la em vapor, com o propósito de fazer uma turbina girar para ativar um gerador de eletricidade. Seu poder calorífico e tempo de combustão potencializam a geração de energia embora o carvão mineral seja altamente poluente. Este combustível fóssil, na verdade, é uma rocha sedimentar constituída de carbono e formada da decomposição de matéria vegetal ao longo de 300 milhões de anos (média).

Gás natural


O gás natural é o combustível fóssil menos poluente quando comparado ao petróleo e ao carvão mineral. Além disso, sua disponibilidade na natureza é ampla e seus custos são menores para produzir energia. Principalmente quando comparado ao carvão mineral para geração de energia. Formado junto ao petróleo, independentemente de estarem ou não na mesma área de extração, sua exploração ocorre em larga escala por parte dos Estados Unidos e Rússia, onde estão localizadas as maiores reservas do mundo.

Petróleo


O petróleo é o combustível fóssil mais utilizado quando comparado ao gás natural e carvão mineral. Além de servir como matéria-prima para produção de diesel e gasolina, o petróleo dá origem a subprodutos, como Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ou gás de cozinha, querosene aéreo, solventes, tintas, plásticos, nafta, entre outros. Independentemente da versatilidade do petróleo, ele é responsável pela maior parte da emissão de gases do efeito estufa (como o dióxido de carbono ou CO2) na atmosfera terrestre.

Impactos ambientais pela queima dos combustíveis fósseis


Quando falamos em impactos ambientais causados pela queima dos combustíveis fósseis, o maior deles é a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre. Gases como o CO2 (dióxido de carbono) destroem a Camada de Ozônio e aceleram o efeito estufa. Como resultado, em todo o Planeta, ocorrem drásticas mudanças climáticas, como o derretimento de grandes geleiras. Por tais razões, foram criados o Acordo de Paris e o Protocolo de Kyoto a serem cumpridos por diversos país em todo o mundo.

Da mesma forma, líderes mundiais e povos das mais diversas nações têm investido em produção de energias alternativas que, além de renováveis, causam baixo impacto no meio ambiente. Como exemplos, temos os biocombustíveis, além das energias eólica e solar.

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais

Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle

Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal

Fonte: Brasil Escola

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 04-02-2021 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.