Qual a importância da compostagem na suinocultura?

Soluções praticas para o manejo de resíduos na produção de suínos


O Brasil é um dos maiores produtores de carne de porco no mundo. Em lugares como Minas Gerais, as pessoas comem essa carne há muito tempo. Mas, com mais gente vivendo nas cidades grandes, a produção de carne de porco teve um grande aumento, explica Professor Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal.


E o que fazer com a quantidade crescente de dejetos gerados por essa maior produção?

Hoje em dia, é necessário tratar esses dejetos adequadamente, e isso é fiscalizado de perto pelas autoridades. Os produtores podem receber multas se não descartarem esses materiais corretamente. Portanto, é importante encontrar soluções para lidar com esses resíduos. Assim, tanto os produtores quanto o meio ambiente saem ganhando.

A seguir, serão apresentadas as tecnologias desenvolvidas para descarte de dejetos, suas vantagens e desvantagens:

Vantagem.

Lagoas anaeróbicas:

Quando usadas corretamente, essas lagoas permitem várias etapas de decomposição dos dejetos suínos, especialmente fezes e urina. Essas etapas incluem lagoas anaeróbicas, lagoas facultativas, lagoas aeróbicas ou de maturação, polimento e devolução da água ao meio ambiente.

Desvantagens.

Lagoas anaeróbicas:

Em muitas regiões não há orientação técnica do ponto de vista ambiental, portanto as áreas perdidas com as lagoas e o tempo de maturação não são respeitados. Assim, quando chegam à última lagoa, o efluente, que deveria estar bastante clarificado, ao ser analisado, ainda apresentará coliformes e elevado DBO.


Assim, a compostagem surge como a melhor alternativa para lidar com grandes quantidades de carcaças. Na prática, a combinação de diferentes técnicas tem mostrado os melhores resultados. O objetivo é reciclar, devolver e reduzir os danos ao meio ambiente, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a produtividade em todos os aspectos

Nas fazendas modernas e tecnificadas, as carcaças também representam uma parte significativa da produção animal. Em muitas dessas fazendas, onde há um grande número de animais, é esperado um certo percentual de mortalidade em diferentes etapas:

1) Etapa de criação e mortalidade:

• Maternidade: entre 10 e 12%


• Cheche e crescimento: entre 2 a 4%


• Terminação: entre 2 a 5%

O manejo adequado dos dejetos suínos é importante tanto para a produção quanto para a preservação do meio ambiente. A combinação de diferentes tecnologias e técnicas, como as lagoas anaeróbicas e a compostagem, sob orientação especializada, pode oferecer soluções para esses desafios.


Qual a importância da compostagem na suinocultura?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da compostagem. O Curso CPT Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos na Área Meio Ambiente.

Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 29-05-2024 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.