Protocolo de Quioto é renovado na COP-17

A renovação visa um novo pacto global sobre o clima

Representantes de 194 países se reuniram na 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-17), ocorrida em Durban, África do Sul. Os participantes concordaram com o documento, apenas Rússia, Japão e Canadá não aceitaram a extensão do protocolo de Quioto até 2017.

As negociações do documento aprovado estão previstas para terem início em 2012. Durante as reuniões da conferência, foram instituídas duas estruturas: do Fundo Verde do Clima, criada para financiar ações de combate às mudanças climáticas; e a Redd, uma estrutura que possibilitará projetos de redução de emissão por desmatamento e degradação, permitindo que os países possam captar verbas pelas emissões evitadas graças à preservação de florestas.

A presidente Dilma Rousseff disse ter ficado "satisfeita com o resultado da conferência e, em especial, com o desempenho do país durante as negociações". Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, afirma que foi um desfecho histórico para o encontro. Já os ambientalistas consideram o progresso modesto.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 13-12-2011 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.