Método Silvipastoril para recuperação de áreas degradadas

Como recuperar áreas deterioradas implantando sistemas silvipastoris de modo adequado

Como recuperar áreas deterioradas implantando sistemas silvipastoris de modo adequado


A degradação das áreas ambientais é um grave problema econômico e ambiental. Dentre as estratégias sugeridas para a recuperação, a implantação de sistemas silvipastoris é importante, principalmente, para diversificar a renda da propriedade rural e aumentar a sua biodiversidade.



A caracterização de determinada pastagem como degradada ou em degradação pode estar relacionada a aspectos bem particulares, relativos à região ou nível tecnológico da propriedade rural, isto é, relativa à produtividade que se consideraria ideal para aquela região e pastagem em particular.



Há também aquela degradação da pastagem caracterizada pela intensa diminuição da vegetação da área, provocada pela degradação do solo, que, por diversas razões de natureza química (perda dos nutrientes e acidificação), física (erosão e compactação) ou biológica (perda da matéria orgânica), estaria perdendo a capacidade de sustentar produção vegetal significativa.



As dificuldades para a implantação de sistemas silvipastoris, durante a recuperação de pastagens degradadas, teriam início na etapa de preparo das mudas das árvores e no plantio dessas na área. A razão disso é que ambas as atividades demandam mão de obra mais intensiva e relativamente mais qualificada, do que a que seria empregada apenas no processo tradicional de renovação da pastagem.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 29-04-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.