Espécies arbóreas indicadas para associar com pastagens

Os sistemas silvipastoris auxiliam, ainda, na conservação do solo, na melhoria das condições ambientais

     Os sistemas silvipastoris auxiliam, ainda, na conservação do solo, na melhoria das condições ambientais


A primeira espécie é a forrageira, a característica de ser forrageira é uma vantagem adicional que deve ser procurada em espécies arbóreas para associar com pastagens.



Essas espécies podem ser muito úteis nas propriedades rurais, principalmente na época seca, quando são usadas para suplementação da alimentação animal.



Outras espécies são as exóticas, que se prestam para associações com pastagens, além de apresentarem crescimento rápido e adaptação a solos ácidos de baixa fertilidade.



Dentre as espécies exóticas, tem-se:

Acacia angustissima: usada em sistemas silvipastoris, para controle de erosão em taludes e como forrageira, através de pastejo direto ou para corte.

Acacia auriculiformis: Adapta-se a terrenos tropicais de baixada, em vários tipos de solo, inclusive nos de baixa fertilidade e em solos argilosos, salinos ou sujeitos a encharcamento periódico.

Acacia mangium: Essa espécie tem demonstrado excelente adaptação às condições de solos ácidos e inférteis das áreas montanhosas do sudeste de Minas Gerais.



Na formação de novas pastagens, em áreas de floresta ou cerrado, é recomendável que seja preservado o maior número possível de árvores, dando preferência àquelas que apresentem características desejáveis para a associação com pastagens.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:

 


Conheça os Cursos CPT da área Bovinos

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 29-07-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.