Energias renováveis e seus impactos ambientais

As fontes de energia renováveis são inesgotáveis e causam menores impactos ambientais quando comparadas a fontes de energia não renováveis

Energias renováveis e seus impactos ambientais

“As fontes de energia renováveis, como eólica e solar, são inesgotáveis e causam menores impactos ambientais, quando comparadas a fontes de energia não renováveis, como petróleo e carvão” explica Antônio Leite de Sá, professor do Curso CPT Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água. Entretanto, essas fontes alternativas impactam no meio ambiente, de formas distintas, de acordo com alguns fatores, como localização geográfica e tipo de energia renovável.

Impactos ambientais da energia hídrica


Considerada a fonte de energia renovável mais antiga do mundo e a de maior impacto ambiental, em relação a outras energias renováveis, a energia hídrica é gerada pela força da água. Para isso, são construídas barragens no leito dos rios, que retêm a água, inunda florestas e desabriga animais silvestres. Sem falar que sua construção pode acabar com pequenas cidades ribeirinhas e fazer com que elas sejam realocadas.

Impactos ambientais da energia geotérmica


A energia geotérmica é obtida do calor do magma no centro da terra. A central geotérmica é construída onde a lava está mais próxima da crosta terrestre. Para a geração da energia, a água é aquecida até se transformar em vapor e, por fim, em eletricidade. O impacto dessa fonte renovável está na perfuração dos túneis até as fontes termais. Principalmente porque essa interferência humana aumenta a atividade geotérmica, o que é perigoso.

Impactos ambientais da energia solar


O sol é a fonte de energia renovável mais utilizada no mundo tanto em empresas e indústrias como em residências. Para gerar energia, normalmente são instalados painéis solares nos telhados das edificações. Entretanto, quando essas centrais fotovoltaicas são maiiores, elas causam impactos ambientais porque tomam áreas extensas, além de usarem água para reduzir a temperatura de componentes com superaquecimento.

Impactos ambientais da energia eólica


A força do vento movimenta as pás dos aerogeradores até gerar eletricidade. Trata-se da energia eólica, considerada uma fonte de energia renovável e sustentável. Embora os impactos no meio sejam relativamente pequenos, os aerogeradores causam poluição sonora, devido ao contínuo movimento das hélices, e poluição visual, principalmente em parques eólicos. Sem falar que os aerogeradores impactam no comportamento das aves.

Considerações finais


Mesmo com alguns pequenos impactos no meio ambiente, a utilização sustentável e racional das fontes renováveis de energia reduz o aquecimento global, bem como é a melhor alternativa para substituição dos combustíveis fósseis. Além disso, com os avanços tecnológicos, os cientistas têm buscado meios ambientalmente corretos, como os aerogeradores sem hélices, para o aproveitamento da energia gerada dos fenômenos naturais.

Conheça os Cursos CPT da Área Energia Alternativa:

Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água

Energia Solar para Aquecimento de Água

Como Montar e Operar uma Microusina Hidrelétrica na Fazenda

Fonte: Portal Energia - Energias Renováveis

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 13-01-2021 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde Infográfico Regulamentação dos Créditos de Energia Solar

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.