45% da energia do Brasil é produzida com fontes renováveis

A utilização de fontes renováveis no país é muito superior à média mundial

Em audiência pública para avaliar o 1° Plano Nacional de Agroenergia e de Microdestilarias, o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Dias, afirmou que as fontes renováveis representaram 45,4% da oferta total de energia, no ano passado. Segundo Dias, a utilização de fontes renováveis no Brasil é muito superior à média global, que gira em torno de 12% da oferta total.

As principais metas do plano estão sendo cumpridas. Um exemplo é a redução comprovada da circulação de gases que provocam o efeito estufa, realizado, principalmente, com o programa de biodiesel, com combustíveis produzidos a partir da soja, pinhão-manso, dendê e oleaginosas. O programa tem grande importância na inclusão da agricultura familiar na cadeia de produção energética, o que contribui diretamente na geração de renda para essa população.

O plano ganha grande visibilidade no sucesso do uso do etanol, cuja matéria-prima é basicamente a cana-de-açúcar, em carros flex. A agroenergia é obtida a partir de produtosagropecuários e florestais; e possui como objetivos diminuir a dependência do petróleo e reduzir a emissão de gases poluentes.

Alguns ajustes ainda serão feitos no programa, principalmente, no que diz respeito à relação tributária. Mas a ideia é criar mecanismos para que o elo familiar da cadeia de produção de energia seja competitivo no mercado de energia em ampla escala.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 18-10-2011 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.