Energia eólica apresenta benefícios ambientais

A implantação da energia eólica praticamente não gera impacto ambiental.

Além de renovável e limpa, a energia eólica é um meio sustentável de evitar o aquecimento global

Energia eólica apresenta benefícios ambientais A implantação da energia eólica praticamente não gera impacto ambiental.

Não é novidade que a energia produzida pelos ventos é favorável ao planeta. Além de renovável, a energia produzida pelos ventos é um meio sustentável de evitar o aquecimento global. Do mesmo modo, sua produção não necessita de água, como ocorre com as hidrelétricas. Portanto, há inúmeros benefícios ambientais quando se utiliza esse tipo de energia. Outra vantagem: a energia eólica é uma das fontes mais baratas já existentes - principalmente pela redução dos custos de produção e pelo aumento do volume de energia gerada (de acordo com as previsões para os próximos anos).

Tanto o petróleo como o carvão emitem gases nocivos à atmosfera terrestre

Por outro lado, a energia produzida por meio dos combustíveis fósseis é seriamente prejudicial ao planeta, pois tanto o petróleo como o carvão emitem gases nocivos à atmosfera terrestre, o que resulta no aquecimento global com alto impacto ambiental. Fora que a produção de energia originada desses combustíveis gera resíduos causando prejuízos ao meio ambiente.

O Brasil apresenta capacidade de gerar até 140 gigawatts de energia eólica

No Brasil, atualmente, a maior parte da geração de energia vem das usinas hidrelétricas. Infelizmente, o país não tem considerado o seu alto potencial de produção de energia eólica. Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro - divulgado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás, temos capacidade para gerar até 140 gigawatts. Entretanto, só produzimos 1 GW - ou seja, menos de 1% de nosso potencial.

O potencial de produção de energia eólica pode superar 20% em todo o país

Na Bahia, Alto Sertão I, por exemplo, a capacidade de geração de energia chega a 300 megawatts - sendo, portanto, o maior centro de geração de energia eólica do país. O segundo maior parque eólico (Osório) fica no Rio Grande do Sul - com capacidade para geração de energia de até 150 megawatts. Ainda assim, o potencial de produção de energia gerada com os ventos pode superar 20% em todo o país.

A energia eólica exerce um papel muito importante para a economia do país

"Nos países de grande dimensão territorial como o Brasil, e com dificuldades para montar um programa de geração de energia elétrica que acompanhe o seu desenvolvimento, as fontes de energia alternativa - em especial, a energia eólica, exercem um papel muito importante para a economia do país", afirma Antônio Leite de Sá, professor do Curso a Distância CPT Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água, .

Fonte: Pensamento Verde.

Administrador 01-09-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.