Descubra as vantagens dos biofertilizantes

Os biofertilizantes são uma forma ambientalmente correta de garantir às culturas os nutrientes necessários a seu desenvolvimento vigoroso

Descubra as vantagens dos biofertilizantes

“Na agricultura natural ou orgânica, os biofertilizantes, fertilizantes orgânicos ou adubos orgânicos são uma forma sustentável, e ambientalmente correta, de garantir às culturas os nutrientes necessários a seu desenvolvimento vigoroso. Além de não possuírem elementos químicos, eles apresentam outras tantas vantagens”, explicam Kunio Nagai, Newton S. Miyasaka e Shiro Miyasaka, professores do Curso CPT Agricultura Natural.

Não contaminam o meio ambiente


A adoção de biofertilizantes é uma das práticas agrícolas mais benéficas ao meio ambiente, pois eles não causam impactos negativos no solo, como a salinização. Sem falar que não poluem cursos d’água nem emitem gases de efeito estufa à atmosfera terrestre. Além disso, os fertilizantes orgânicos não apresentam odor ruim nem intoxicam os profissionais que os manipulam, diferentemente dos fertilizantes químicos.

Aproveitam restos culturais e dejetos animais


A fabricação de biofertilizantes na própria propriedade aproveita restos vegetais da lavoura, bem como dejetos animais (pocilgas, aviários e currais). Estes últimos devem ser curtidos antes de serem aplicados na plantação; caso contrário, podem causar queima e/ou quebra das plantas. Quando não utilizados para a produção de biofertilizantes, são inadequadamente descartados no meio ambiente.

Oferecem maior economia ao produtor rural


Como são produzidos pelo produtor rural com restos culturais (ramos e folhas) ou dejetos de animais (esterco bovino) da própria fazenda, os biofertilizantes oferecem maior economia e redução de custos com produção. Além disso, como são orgânicos, eles são isentos de agrotóxicos, o que agrega maios valor ao que é produzido. Vale destacar que a demanda por produtos orgânicos cresce a cada ano.

Aumentam a matéria orgânica no solo


Os fertilizantes orgânicos melhoram a biologia do solo, pois garantem a manutenção da microfauna, o que é fundamental para a biota do solo. Além disso, quando incorporados na lavoura, eles aumentam a capacidade de retenção de água no solo e redistribuem (ou reorganizam) importantes nutrientes. Os principais são o nitrogênio e o fósforo, ambos responsáveis pelo crescimento saudável das plantas.

Não exigem técnicas elaboradas para aplicação


Outra grande vantagem dos biofertilizantes é que eles não exigem técnicas elaboradas para aplicação nas culturas. Até mesmo pessoas leigas podem aplicar biofertilizantes, já que o procedimento não requer cálculos complexos nem conhecimento de dosagens específicas. O mesmo não ocorre com os fertilizantes químicos. Além disso, como são naturais, não colocam em risco a saúde dos trabalhadores do campo nem dos consumidores.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Agricultura Natural

Como Tornar sua Fazenda Orgânica

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Fonte: O meu Jardim - omeujardim.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 08-04-2020 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.