Criadores de suínos estão utilizando biodigestores

Dejetos suínos são aproveitados para a produção de energia e fertilizantes

Os mais variados segmentos estão em busca de tecnologias que promovam a redução da degradação ambiental. Os suinocultores estão utilizando biodigestores como forma de melhor utilizar os dejetos e para a redução do custo de tratamento com os mesmos.

O biodigestor é um instrumento que produz biogás, é uma câmara hermeticamente fechada em que a matéria orgânica é diluída em água e sofre um processo de fermentação anaeróbia, ou seja, sem a presença de oxigênio. O resultado desse processo é um efluente líquido, que pode ser utilizado como fertilizante (biofertilizante) e gás metano (biogás).

Em sua maioria, os biodigestores são construídos com tijolos maciços ou argamassa armada. Seu uso traz inúmeras vantagens ambientais e econômicas, pois é um tratamento seguro de esgoto e ainda produz o biogás, que pode ser utilizado para a iluminação ou o aquecimento, além do fertilizante líquido de considerável valor orgânico.

Se submetidos a biodigestores, os dejetos de suínos perdem carbono na forma de CH4 e CO2, o que resulta em um material mais apropriado para o uso como adubo orgânico em função da mineralização do nitrogênio e da solubilização parcial de alguns nutrientes.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 21-11-2011 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.