Como proteger a nascente de impactos ambientais?

Proteger a nascente é uma obrigação legal do proprietário, segundo o Novo Código Florestal Brasileiro

Proteger a nascente é uma obrigação legal do proprietário, segundo o Novo Código Florestal Brasileiro


A nascente é apenas uma passagem da água que está no subsolo para a superfície. Algumas iniciam o curso d’água, mas ao longo da sua extensão, podem existir olhos d’água e nascentes que brotam imperceptíveis dentro do seu canal, aumentando o seu volume.



Se a nascente for assoreada por efeito da erosão ou por deposição de outros materiais, poderá ter a vazão diminuída por causa do entupimento. Se o assoreamento não for impedido, pode levar ao secamento definitivo da nascente, o que não quer dizer que o lençol freático secou.



Sendo assim, é necessário proteger as nascentes de diferentes formas, como:

- Proteção da nascente com uma cerca: A nascente deve ser isolada para evitar ser pisoteada por animais de grande porte.

- Limpeza da área da nascente: Devem ser retirados todos os entulhos e outros materiais estranhos ao ambiente da nascente.

- Plantios no entorno da nascente: Os plantios de mudas devem ser realizados distantes da nascente, nas áreas de recarga hídrica, ou seja, nos topos de morros e nas encostas das montanhas.

- Cobertura vegetal: É preciso manter todo o solo coberto pela vegetação para evitar a erosão.

- Combate à erosão: Além de adotar as práticas que evitam a erosão, é necessário combater os processos erosivos já instalados na propriedade. Para isso, devem-se adotar práticas de combate à erosão edáfica, vegetativa e mecânica.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 


Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 13-05-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.