Cientista chinês desenvolve célula solar pluvial

Cientista chinês desenvolve célula solar pluvial. A simplicidade do dispositivo corrobora uma nova concepção para gerar energia independentemente das condições climáticas.

Cientista chinês desenvolve célula solar pluvial A célula solar pluvial apresenta polímeros condutores transparentes

"A energia solar garante economia não apenas ao produtor rural como a qualquer pessoa que use esse sistema em sua residência", afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT Curso Energia Solar para o Meio Rural em Livro+DVD e Online. Entretanto, as células solares não apresentam alta performance de geração de eletricidade em dias de chuva ou nublados.

Por tais motivos, muitos pesquisadores tentam soluções inovadoras para resolver esse problema. Alguns não obtêm êxito na criação de nanogeradores capazes de fazer com que a célula fotovoltaica continue a produzir energia, tanto em dias de sol como chuvosos. Isso porque são complexos, volumosos e alteram o comportamento das células em dias com boa incidência solar.

Já outros cientistas, como o chinês Yuqiang Liu, da Universidade Soochow, conseguiram desenvolver um sistema híbrido de captação de energia, capaz de gerar eletricidade das gotas de chuva, sem alterações no desempenho em dias de sol. O surpreendente resultado foi possível devido ao uso de polímeros orgânicos, que otimizam não apenas o nanogerador como também a célula solar.

O pesquisador chinês projetou sulcos em dois polímeros condutores, normalmente utilizados na eletrônica orgânica, que, junto a células solares de plástico (PDMS e PEDOT:PSS) foram instalados em um painel solar. Na verdade, ao adicionar texturas ao PDMS, Liu otimizou o trabalho do nanogerador quando ativado pelas gotas de chuva. Já a camada de PEDOT:PSS mostrou-se um excelente eletrodo para ambos os dispositivos.

A célula solar pluvial apresenta polímeros condutores transparentes, o que possibilita a geração de eletricidade, com máxima performance, junto à captação das gotas de chuva. Enfim, a simplicidade do dispositivo corrobora uma nova concepção para gerar energia independentemente das condições climáticas. Certamente uma solução inovadora para o problema da instabilidade da energia solar.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Energia Alternativa.

Fonte: irrigacao.net

Administrador 23-04-2018 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.