Biomassa de resíduos florestais pode ser melhor que carvão

Biomassa de resíduos florestais pode ser melhor que carvão. São restos de cascas e lascas de madeira de baixa qualidade, como serragem e lascas de madeira, serão aproveitados para produzir energia limpa

Biomassa de resíduos florestais pode ser melhor que carvão Resíduos florestais de baixa qualidade serão aproveitados para produzir energia limpa

Segundo Paul Murphy, porta-voz da empresa norte-americana Rocky Mountain, será testado um combustível de biomassa de resíduos florestais produzida pelo Active Energy Group. Este é responsável pelo desenvolvimento de produtos de energia limpa, que buscam a redução das emissões de carbono no planeta. No fim de 2017, a empresa conseguiu financiamento para construir, no Canadá, a primeira indústria de transformação de restos de madeira em CoalSwitch.

"Para analisar se o produto final reduz as emissões de gases nocivos ao meio ambiente, será necessário um teste de 18 horas", afirma Murphy. Nesse período, serão misturados 10% de CoalSwitch e 90% de carvão. Mas é importante ressaltar que ainda não foram feitos testes de combustão (nem de desempenho da biomassa), para verificar se realmente esse combustível é melhor que o carvão. E talvez seja se comprovado futuramente. A verdade é que a Active Energy passará a gerar uma receita de mais de US$ 6,3 milhões (anualmente) com a unidade industrial canadense.

Além disso, serão aproveitados resíduos florestais (de baixa qualidade) - de serragem a lascas de madeira. Segundo Richard Spinks, CEO do Active Energy Group, não é coincidência que várias empresas de energia pretendem testar o CoalSwitch. Afinal, este pode ser o caminho para manter antigas usinas de energia em funcionamento. Mesmo porque alguns órgãos reguladores pretendem desativar as unidades ativas devido às elevadas emissões de carbono na atmosfera terrestre.

Fonte: economia.uol.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Meio Ambiente:

Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais

Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal

Reposição Florestal

Administrador 28-02-2018 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.