A importância da energia alternativa renovável

A importância da energia alternativa renovável. Ela é utilizada como forma de “reduzir o impacto ambiental, disciplinando a ação humana e impondo limites à utilização dos recursos naturais.

A energia alternativa renovável substitui outras fontes energéticas convencionais, como petróleo e gás natural

A importância da energia alternativa renovável

A energia alternativa renovável substitui outras fontes energéticas convencionais, como petróleo e gás natural. Ela é utilizada como forma de "reduzir o impacto ambiental, disciplinando a ação humana e impondo limites à utilização dos recursos naturais", afirma Elias Silva, professor do Curso a Distância CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, em Livro+DVD e Online, da Área Meio Ambiente.

Embora em algumas regiões do país o uso da energia alternativa renovável tenha aumentado nos últimos anos, esse índice é consideravelmente baixo em comparação com outros países. No Brasil, ainda predomina a energia vinda das usinas hidrelétricas. Da mesma forma, somos amplamente dependentes dos combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, mesmo com o surgimento do programa de uso do etanol.

Mas temos alto potencial para produção de energia eólica e energia solar. Não é mera coincidência o Sul e Nordeste do país terem parques eólicos, por exemplo. Somos privilegiados com ventos favoráveis, que movimentam gigantescos aerogeradores, e sol inesgotável, que alimenta os vários painéis solares espalhados pelo país. As estimativas indicam um aumento ainda maior do uso dessas fontes alternativas renováveis nos próximos anos.

Além de reduzir as emissões de gases nocivos na atmosfera terrestre - como dióxido de carbono, óxido de enxofre e óxido de nitrogênio, tais fontes de energia são inesgotáveis, sustentáveis e limpas. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que poluem o meio ambiente e têm um tempo limitado no planeta, as energias eólica, solar, ondomotriz, geotérmica e de biomassa impedem o esgotamento dos recursos naturais nas gerações futuras.

Não apenas os tipos de energia acima são fontes alternativas de energia, como também o carvão natural, substituto da gasolina, muito utilizado nas siderúrgicas do país. Não podemos nos esquecer da energia nuclear, implantada desde 1969 no Brasil, resultante da fissão do núcleo do átomo de urânio. É importante ressaltar que ambas não são renováveis, além de serem prejudiciais ao meio ambiente.

Fontes: Blog Giacomelli e Sua Pesquisa.

Confira o artigo "Energia alternativa e renovável são a mesma coisa?" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Administrador 08-01-2018 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.