7 principais poluentes atmosféricos

Os poluentes atmosféricos são originados de fontes fixas, como indústrias e vulcanismo, ou móveis, como ônibus e trens

7 principais poluentes atmosféricos

Os poluentes atmosféricos são originados de fontes fixas ou móveis. Como exemplos de fontes fixas, podemos citar as indústrias, as usinas termelétricas, os incineradores de resíduos e o vulcanismo. Já como fontes móveis, temos os veículos leves de passageiro (carros e motos), veículos leves comerciais (táxis) e veículos pesados (caminhões), além de trens, embarcações marítimas (navios e balsas) e aeronaves (aviões comerciais e helicópteros).

Há os poluentes atmosféricos primários, emitidos diretamente na atmosfera terrestre e originados de fontes antrópicas (ação do homem) ou naturais (ação de vulcões). Existem também os poluentes secundários, formados na atmosfera por reações químicas entre poluentes primários e elementos naturais da atmosfera, como os clorofluorcarbonetos, o dióxido de enxofre e o dióxido de carbono.

Principais poluentes atmosféricos:

1. Amônia


A amônia, ou NH3, é lançada, na atmosfera terrestre, pela ação do homem na agricultura, quando são aplicados fertilizantes na lavoura.

2. Monóxido de carbono


O monóxido de carbono, ou CO, é um gás incolor, inodoro e altamente tóxico, produzido pela queima parcial de combustível.

3. Dióxido de carbono


O dióxido de carbono, ou CO2, é produzido tanto na respiração celular, como na queima de combustíveis de petróleo. Ele é considerado um dos principais causadores do efeito estufa, pois absorve parte da radiação emitida pela superfície terrestre, captura o calor e aumenta a temperatura da Terra.

4. Clorofluorcarbonetos


Os clorofluorcarbonetos, ou CFCs, há décadas, poluíram a atmosfera terrestre e, hoje, são proibidos. Emitidos por aparelhos de ar-condicionado e produtos em spray, quando se uniam a outros gases na atmosfera, destruíam parte da camada de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioleta.

5. Dióxido de enxofre


O dióxido de enxofre, ou SO2, é produzido nas indústrias e no vulcanismo. Quando na atmosfera terrestre, ele forma o ácido sulfuroso, principal causador da chuva ácida.

6. Dióxido de nitrogênio


O dióxido de nitrogênio, ou NO2, é formado na combustão microbiológica ou com a ação dos raios. Quando na atmosfera terrestre, produz o ozônio troposférico, que forma o ácido nítrico, outro causador da chuva ácida.

7. Compostos orgânicos voláteis


Os compostos orgânicos voláteis, ou COVs, são emitidos pela queima de combustível de petróleo, pela indústria, pelas queimadas e pelas emissões naturais da floresta. Como exemplo, temos o metano, composto orgânico volátil, 20 vezes mais nocivo que o monóxido de carbono quando se trata do efeito estufa.

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais

Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle

Educação Ambiental

Fontes: IAP - iap.pr.gov.br
              Ecycle - ecycle.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 02-07-2020 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.