Vantagens do uso de óleo vegetal puro em tratores

O óleo vegetal puro para tratores pode ser produzido com oleaginosas variadas, como soja, algodão, canola, girassol, entre outras

Vantagens do uso de óleo vegetal puro em tratores

Segundo pesquisas recentes realizadas em tratores com motores a diesel, o uso de óleo vegetal puro tem se mostrado viável técnica e economicamente. Pertencente ao programa do Inmetro, em parceria com a Fiat, onde estão incluídos estudos com outros combustíveis verdes, dentre eles, bioetanol e biodiesel, o óleo vegetal in natura tem apresentado bons resultados quanto a seu desempenho em tratores.

Acionar motores de tratores e geradores


A tecnologia desenvolvida para tratores a diesel visa operar diretamente com óleo vegetal puro, ou seja, sem ser transformado em biodiesel. Os pesquisadores também buscam viabilizar o uso desse óleo para acionar geradores de energia em comunidades rurais sem acesso a combustíveis fósseis, especialmente pelos elevados preços de mercado. Com isso, muitos agricultores familiares, sejam produtores individuais sejam cooperativas, são beneficiados.

Economizar com combustíveis e reduzir emissões de CO2


Como não é necessário submeter o óleo vegetal puro à transesterificação para se tornar biodiesel, os custos são significativamente menores. Em especial porque o óleo é produzido pelo próprio produtor rural. Com isso, é possível economizar 30% na compra de combustível fóssil. Sem falar nas vantagens para o meio ambiente, já que o uso de óleo vegetal in natura reduz em 20% as emissões de CO2 na atmosfera terrestre

Boa performance e integridade do motor


Um dos desafios dos cientistas é assegurar a boa performance e a integridade do motor acionado por óleo vegetal bruto ao longo do seu ciclo de vida. Não é mera coincidência que os componentes do motor passem por criteriosa análise. Por outro lado, o custo-benefício é vantajoso, com rápido retorno do capital investido. Vele destacar que o agricultor produz a matéria-prima, em casa, para gerar o seu próprio combustível.

Soja, algodão, canola, girassol, dendê e andiroba como matérias-primas


O óleo vegetal pode ser produzido com oleaginosas variadas, como soja, algodão, canola, girassol, entre outras. Também se busca a valorização de oleaginosas típicas do país, como a andiroba e o dendê, muito comuns no Norte do país. O objetivo é aproveitar o máximo potencial das culturas de cada região e produzir óleo vegetal puro com maior economia. Isso traz ainda mais benefícios ao produtor e a toda a comunidade rural.

Fácil acesso para agricultores familiares


Para a extração do óleo vegetal in natura, são utilizadas máquinas facilmente encontradas no mercado para o fácil acesso dos pequenos e médios agricultores, principalmente os que vivem da agricultura familiar. Dessa forma, todos podem fabricar seu próprio combustível sem a necessidade de sair casa. Cada máquina extratora produz 60 quilos de sementes de soja (hora), ou seja, 9 litros de óleo (hora).

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível

Produção de Biodiesel na Fazenda

Produção de Óleos Essenciais

Fontes: Correio Brasiliense - correiobraziliense.com.br
              Biodieselbr - biodieselbr.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 23-06-2020 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.