Usos da glicerina de biodiesel nas indústrias

A glicerina (ou glicerol) serve de matéria-prima em indústrias farmacêuticas, alimentícias, têxteis e de cosméticos

Usos da glicerina de biodiesel nas indústrias

“Da produção de biodiesel surge o subproduto glicerina, que pode ser de origem vegetal ou animal”, afirma Edson Perez Guerra, professor do Curso CPT Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível. O glicerol, como também é chamada a glicerina, serve de matéria-prima em indústrias farmacêuticas, alimentícias, têxteis e de cosméticos. Múltiplos são os seus usos, como na fabricação de emolientes, umectantes, conservantes, lubrificantes, resinas, tintas, plásticos e outros.

Percentual de uso de glicerina no fabrico de produtos:


->40% (indústria de cosméticos);
->24% (indústria de alimentos);
->18% (indústria de ésteres e resinas);
->11% (indústrias diversas);
->7% (indústrias farmacêuticas).

Grande parte da demanda por glicerina vem das indústrias de cosméticos e da indústria de alimentos. Em ambos os casos, os produtos de glicerina pura ganham maior valor agregado no mercado. Especialmente na indústria alimentícia, a demanda por glicerol tem aumentado 4% ao ano. Como se pode notar, a glicerina resultante do processamento de biodiesel apresenta viabilidade para diversas aplicações, como já ocorre nos Estados Unidos e na Europa.

Alimentos e bebidas


A glicerina natural pode se tornar um potente conservante e umectante de alimentos e bebidas, como pastas de queijo e refrigerantes. Como o glicerol é um dos elementos que compõem a estrutura dos lipídeos, ele pode ser utilizado em coberturas de doces e molhos prontos.

Lubrificantes, resinas, tintas e plásticos


Outra aplicação da glicerina é como lubrificante de equipamentos processadores de alimentos. O glicerol também é utilizado como matéria-prima para produção de resinas e tintas. Além disso, ele ajuda na síntese de propanodiol no processo de produção de plásticos.

Cosméticos e fármacos


A glicerina natural é atóxica, inodora e insípida, características ideais para virar emoliente e umectante de pastas de dente, sabonetes e cremes embelezadores. Já na indústria farmacêutica, o glicerol é aplicado na composição de antibióticos, xaropes e cápsulas.

Fibras do fumo


No processamento de tabaco, a adição de glicerol faz com que as fibras do fumo se tornem mais resistentes e não se rompam. Além disso, ela é empregada na fabricação de filtros de cigarro e como difusor aromático.

Fibras têxteis


O uso de glicerina ou glicerol na indústria têxtil torna as fibras têxteis mais flexíveis para maior maciez dos tecidos.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis.

Leia o artigo "Uso da glicerina proveniente da produção de biodiesel."

Fonte: biodieselbr.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 29-11-2019 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.