Quer cultivar girassol? Confira dicas incríveis!

o girassol (Helianthus annuus) é considerado uma fonte renovável de energia devido ao óleo presente em suas sementes, utilizado como matéria-prima para produção de biodiesel

Quer cultivar girassol? Confira dicas incríveis!

Segundo Maria Regina Gonçalves Ungaro, professora do Curso CPT Cultivo e Processamento de Girassol, o girassol (Helianthus annuus) é considerado uma fonte renovável de energia devido ao óleo presente em suas sementes, utilizado como matéria-prima para produção de biodiesel. Sem falar na produção do óleo comestível, mais saudável que os demais óleos vegetais. Além disso, a oleaginosa é cultivada para produção de grãos e ornamentação de jardins.

Cultivares


Os híbridos de girassol produzem mais e são mais uniformes, sendo excelentes para produção de biodiesel, embora suas sementes sejam mais caras. Para produção de flores de corte, devem ser utilizadas cultivares unicapituladas, que produzem uma única flor. Já para ornamentação de jardins as cultivares ideais são as que produzem múltiplas flores.

Algumas cultivares de girassol alcançam 3 metros de altura, outras atingem 40 centímetros de altura (anãs). Atualmente, novas cultivares têm sido desenvolvidas, com tamanhos e cores variadas, diferentemente das cultivares de girassol com pétalas amarelas.

Plantio


O plantio de girassol pode ser realizado em estufas ou a céu aberto. Basta distribuir três sementes sadias em cada cova com profundidade de quatro centímetros. Imediatamente, deve ser realizada a irrigação. Depois, é necessário irrigar uma vez por semana.

O espaçamento depende do tamanho dos canteiros. Se tiverem comprimento de dez metros e largura de dois metros, a distância deve ser de 50 centímetros (entre linhas) e 25 centímetros (entre covas). Nesse caso, serão produzidos 160 girassóis.

Adubação


Antes de plantar girassol, devem ser coletadas amostras do solo para análise em laboratório. Com os resultados em mãos, o produtor pode realizar a calagem (correção da acidez do solo) e a adubação (incorporação e disponibilização de nutrientes no solo). Normalmente, a adubação é feita com 60 quilos de nitrogênio (por hectare), 80 quilos de fósforo (por hectare) e 80 quilos de potássio (por hectare).

Tratos culturais


Principalmente nos primeiros 30 dias do plantio, o produtor deve controlar as plantas daninhas. Outro cuidado a ser tomado é em relação às pragas, como a lagarta-preta, o percevejo e a vaquinha. Além disso, deve ser realizado o controle de doenças, como a podridão-branca, que encontra condições favoráveis em clima frio e úmido, e a mancha-de-alternaria, que pode se espalhar pela lavoura de girassóis quando em clima quente e úmido.

Colheita


Após 50 dias do plantio de girassol, ocorre a colheita. Isso acontece normalmente quando as flores começam a se abrir. Assim que colher os girassóis, eles devem ser mantidos na água para não murcharem. A comercialização dos girassóis deve ser feita em até 15 dias.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Cultivo e Processamento de Girassol

Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível

Cultivo e Processamento de Mamona

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 24-08-2021 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.