Produção de biodiesel - conheça as principais matérias-primas

As principais matérias-primas para produção de biodiesel vêm da gordura animal, do óleo vegetal e de óleos e gorduras residuais.

As principais matérias-primas para produção de biodiesel vêm da gordura animal, do óleo vegetal e de óleos e gorduras residuais

Produção de biodiesel - conheça as principais matérias-primas O sebo de boi é a segunda principal fonte para produção de biocombustível.

Em geral, as principais matérias-primas para produção de biodiesel vêm da gordura animal, do óleo vegetal e de óleos e gorduras residuais. Dentre as fontes vegetais mais utilizadas nas microusinas de biocombustível, temos a mamona, o dendê, o babaçu, o girassol, o algodão, o amendoim, o pinhão-manso, a soja, a canola, o abacate e a oiticica. Já as de origem animal, temos o sebo de boi, a banha de porco, o óleo de aves e o óleo de peixes. Alguns também utilizam óleos residuais de fritura, com grande potencial de oferta - mais de 30 mil toneladas por ano.

Em relação aos óleos residuais de fritura, as principais fontes são: o óleo de cozinha de restaurantes, bares e lanchonetes; a matéria graxa de esgotos; e as águas residuais da indústria de alimentos.

Quanto à gordura de animais para produção de biodiesel, são bastante utilizados: os rejeitos de abatedouros de bovinos e suínos, além dos rejeitos do processamento de frango e de peixe. Entretanto, o sebo de boi merece destaque, tornando-se a segunda principal fonte para produção de biocombustível.

É bom lembrar que o sebo bovino contém triglicerídeos compostos por ácido palmítico (30%), esteárico (25%) e oleico (45%). Todos essenciais para a produção de biodiesel com o máximo aproveitamento da gordura (alta rentabilidade e baixo custo).

Como o Brasil produz por ano mais de 1,5 milhão de toneladas de sebo bovino, e de cada quilo são produzidos 800 ml de biodiesel, torna-se amplamente viável produzir biocombustível com rejeitos bovinos.

Da mesma forma, a soja, o amendoim, o girassol, a mamona e a canola são importantes fontes de óleo vegetal para produzir biodiesel. Até mesmo a soja, que contém maior teor proteico que oleaginoso, possui grande potencial produtivo - tendo em vista que 90% da produção de óleo no país é originária da soja.

Ao contrário da soja, o amendoim contém maior índice de óleo que proteína. Embora ainda seja pouco cultivado no Brasil, o amendoim possui grandes chances de destaque dentre os principais cultivos do país. Principalmente porque é uma cultura mecanizável em sua plenitude, além de produzir farelo com alta qualidade nutricional para alimentação humana e animal. Sem falar da casca, excelente matéria-prima para produção de vapor.

Quanto ao girassol, este possui potencial produtivo de 800 litros de óleo/hectare quando produzido em safrinhas (rotação de culturas). Mas é a mamona a principal matéria-prima para produção de biodiesel no país.

Segundo estudos recentes sobre o agronegócio no Brasil, a mamona tornou-se a cultura de sequeiro mais rentável nas áreas do semiárido nordestino, com uma produtividade média de mais de 2.000 kg/hectare (produção anual).

Em âmbito mundial, a canola é a principal matéria-prima para produção de biodiesel na Europa, com potencial produtivo de 350 a 400 kg de óleo/hectare. Portanto, sua boa produtividade faz da canola uma ótima opção como matéria-prima para biodiesel no Brasil.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Brasil Bio.

Administrador 22-02-2016 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.