Orientações para plantar mamona

Plantar mamona apresenta viabilidade até mesmo em regiões onde a seca predomina

Orientações para plantar mamona

A mamoneira (Ricinus communis L.) apresenta grande versatilidade e flexibilidade de uso. Sua folha é utilizada nas indústrias alimentícia e cosmética. Já o caule fornece fibras para a indústria têxtil. “Mas de todas as partes aproveitáveis da mamona, a semente merece destaque, pois produz um óleo de excelente qualidade, utilizado na fabricação de biodiesel”, comenta Reinaldo Nunes de Oliveira, Mestre em entomologia agrícola e professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo e Processamento de Mamona.

Além disso, plantar mamona apresenta viabilidade até mesmo em regiões onde a seca predomina. Na verdade, a mamoneira se adapta muito bem às mais diversas condições climáticas e tipos de solo, o que favorece o cultivo nas mais remotas regiões do Brasil. Com isso, pequenos produtores, de todo território nacional, podem aumentar a renda familiar graças a essa planta incrível.

Aquisição das melhores sementes


Como a mamoneira se desenvolve em todo tipo de lugar, é possível encontrá-la em terrenos baldios ou áreas em desuso na propriedade. Em hipótese alguma, as sementes de mamona devem ser colhidas desses locais, pois não apresentam boa carga genética, ou seja, não formarão mamoneiras produtivas.

Recomenda-se a aquisição das sementes diretamente de produtores credenciados no Mapa. Se o objetivo for colheita mecanizada, a melhor cultivar de mamona é a indeiscente, pois as sementes não desprendem quando secam.

Condições favoráveis ao plantio


Embora seja uma planta adaptável a inúmeras regiões, a mamoneira não se desenvolve bem em áreas sombreadas. Sendo assim, é indispensável realizar o plantio de mamona em locais com alta incidência solar (durante a maior parte do dia). A faixa de temperatura ideal para a mamoneira varia de 20 °C a 35 °C.

Quanto aos índices pluviométricos mais favoráveis à planta, os ideais são os que variam entre 500 e 1.500 milímetros. Mas cuidado! A Ricinus communis L. é sensível a encharcamento.

Espaçamento recomendado para a cultura


O espaçamento deve considerar o volume de chuvas na região, o tipo de cultivar e a fertilidade do solo. Em regiões com seca predominante, o espaçamento deve ser maior, para evitar a competição das plantas por nutrientes e água. Em regiões chuvosas, as mamoneiras podem ficar mais próximas umas das outras.

Como em solos férteis as mamoneiras crescem muito, a distância entre elas deve aumentar. Para cultivares de porte médio, o espaçamento recomendado deve chegar a 4 metros.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Biocombustíveis.

Leia o artigo "Conheça a versatilidade do óleo de mamona."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 16-08-2019 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.