Dicas simples para fazer óleo de coco em casa

O óleo de coco pode ser feito em casa, sem complicações e com excelentes resultados

Dicas simples para fazer óleo de coco em casa

O óleo de coco é amplamente benéfico ao trato digestivo, inclusive é recomendado no tratamento da síndrome do intestino irritável. Além disso, ele equilibra a secreção de insulina e os níveis de glicose no organismo. Não podemos nos esquecer de que ele aumenta a taxa de HDL (colesterol bom) e reduz a de LDL (colesterol ruim). Sem falar que esse milagroso óleo enriquece o leite materno e previne o diabetes gestacional.

E não para por aí! O óleo extraído do coco maduro reduz a pressão arterial, equilibra o metabolismo e previne problemas na tireoide. Da mesma forma, ele previne doenças hepáticas e renais, assim como reduz as chances de doenças, como osteoporose. Ele também é excelente para minimizar alguns sintomas da menopausa, como ondas de calor. Muitos o utilizam no tratamento de eczemas e psoríase, ou ainda em tratamentos de beleza.

Com dicas simples e fáceis, você conseguirá fazer óleo de coco caseiro, com bom rendimento e economia!

Você precisará de:


->4 cocos maduros (casca marrom);
->6 xícaras (chá) da água dos cocos.

Siga as etapas abaixo:


1. Abra cada coco da seguinte forma: dos três furinhos, encontre o macio para retirar a água; leve o coco ao forno, por 20 minutos, a 200°C; retire do forno e, ainda quente, dê leves marteladas até sair a casca (segure o coco, com um pano grosso, para não queimar as mãos).

2. Bata a polpa de coco em pedaços no liquidificador, por 5 minutos, na velocidade máxima (use a função pulsar, se necessário). Se o creme ficar denso demais, adicione um pouco de água até alcançar consistência homogênea.

3. Esprema o creme, em um pano limpo, até extrair o leite do coco. Reserve a polpa para ser usada posteriormente em bolos e doces. Coloque o leite em uma jarra grande de vidro. Cubra com um pano e deixe descansar, por dois dias, em local escuro.

4. Após esse tempo, acondicione o líquido, em garrafa pet, em ambiente escuro, com temperatura de 25°C. Deixe em repouso, por mais oito horas, até que o óleo de coco se separe do leite de coco.

5. Leve a garrafa pet à geladeira, por três horas, até o óleo de coco se transformar em uma massa branca. Na linha do óleo, faça um corte para retirar o óleo. Para isso, deite a garrafa. Coloque a massa solida, em um vidro com gargalo largo, e tampe-o.

6. Direcione o vidro contra a luz. O óleo virgem de coco tem coloração amarelada. Temperaturas acima de 27°C transformam o óleo do estado sólido (massa branca) para o estado líquido. A durabilidade do óleo de coco chega a dois anos.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Cultivo e Processamento do Coco.

Leia o artigo "Uso do macaúba na produção de biodiesel."

Fonte: ecycle.com.br

Andréa Oliveira 01-06-2019 Matérias-Primas

Faça já o Download Grátis

Download brinde As Principais Pragas do Coqueiro

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.