Conheça as usinas de etanol 100% milho brasileiro

Uma segunda unidade de produção de etanol de milho será implantada em Mato Grosso

Conheça as usinas de etanol 100% milho brasileiro

“O milho é uma das culturas mais importantes no Brasil, cultivado em grandes e pequenas propriedades, com o importante papel social de manutenção de milhares de famílias rurais. O clima favorável, as técnicas de cultivo e os inúmeros avanços tecnológicos tornaram nossas lavouras de milho muito mais produtivas e rentáveis”, afirma João Carlos Cardoso Galvão, Mestre em fitotecnia e professor do Curso CPT a Distância e Online Produção de Milho em Pequenas Propriedades.

Todos esses atributos colocam nosso país como um dos maiores produtores de milho do mundo. Produzir etanol a partir desse versátil cereal é uma realidade já alcançada pelos brasileiros. A grande fomentadora dessa tecnologia foi a FS Bioenergia, primeira a construir uma usina de etanol 100% milho brasileiro. E não para por aí! Uma segunda unidade de produção de etanol de milho será implantada em Mato Grosso.

Será investido R$ 1 bilhão na construção da nova usina mato-grossense. No momento, a unidade passa por processo de licenciamento. O potencial produtivo da usina alcançará 680 milhões de litros de etanol de milho anualmente. O município escolhido para execução do arrojado projeto foi Sorriso (MS), líder nacional de produção de grãos. Segundo Henrique Ubrig, presidente-executivo da FS Bioenergia, essa região é estratégica para a FS Bioenergia.

A nova usina processará 1,8 milhão de toneladas do cereal anuais, 500 mil toneladas de farelo de milho e 20 mil toneladas de óleo de milho. Tanto a usina de Lucas do Rio Verde (MS) como a de Sorrido (MS) produzirão juntas 1,2 bilhão de litros de etanol de milho, 900 mil toneladas de farelo de milho e 35 mil toneladas de óleo de milho anuais. A capacidade de produção total alcançará 3,1 milhões de toneladas, ou seja, mais de 10% da produção atual de milho do MS.

As estimativas apontam que a nova usina de biocombustível de milho será responsável pela cogeração de energia de 170 mil MWh anuais, capazes de abastecer uma cidade com aproximadamente 70 mil habitantes. A FS Bioenergia foi criada da associação entre a brasileira Tapajós Participações S/A e a norte-americana Summit Agricultural Group, com o objetivo inicial de produzir etanol de milho em Lucas do Rio Verde (MS).

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura.

Leia o artigo "A importância da produção de etanol a partir do milho."

Fonte: epocanegocios.globo.com

Andréa Oliveira 14-06-2019 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.