Confira as matérias-primas para biodiesel por região

No Brasil, as matérias-primas mais utilizadas para produção de biodiesel são óleo de soja, gordura bovina e óleo de algodão

Confira as matérias-primas para biodiesel por região

Com novos projetos no setor, os biocombustíveis têm se expandido por todo território nacional.
Segundo a ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, as matérias-primas mais utilizadas para produção de biodiesel, devido à viabilidade técnica e econômica, são o óleo de soja, a gordura bovina e o óleo de algodão. Todos cumprem muito bem o seu papel nas usinas de biodiesel do país.

Entretanto, de todas as matérias-primas, o óleo de soja é um dos mais utilizados, provavelmente porque o Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo junto aos Estados Unidos. Como o país também se destaca na pecuária de corte, a gordura bovina, resultante do abate dos animais, acompanha a soja como importante matéria-prima. Soja e sebo bovino aparecem como líderes no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Já o óleo de algodão, utilizado nas indústrias têxtil, farmacêutica, alimentícia e de cosméticos, passou a ser manufaturado, na indústria de biodiesel, em especial na região Nordeste. Atualmente, o Brasil é um dos maiores exportadores de algodão, graças aos avanços tecnológicos e às novas técnicas de cultivo. Quanto ao óleo de dendê, ele segue sutilmente as demais matérias-primas.

Distribuição das matérias-primas para biodiesel por região:


->Região Norte: 1º óleo de soja e 2º gordura bovina;
->Região Nordeste: 1º óleo de algodão, 2º óleo de soja e 3º óleo de dendê;
->Centro-Oeste: 1º óleo de soja, 2º gordura bovina, 3º óleo de algodão e 4º óleo de fritura;
->Região Sudeste: 1º gordura bovina, 2º óleo de soja, 3º óleo de algodão e 4º óleo de dendê;
->Região Sul: 1º óleo de soja, 2º gordura bovina, 3º óleo de algodão e 4º gordura de porco.


Conclusão:


Enquanto o óleo de soja, o óleo de algodão e a gordura bovina lideram no quesito matéria-prima para biodiesel, o óleo de dendê, o óleo de fritura e a gordura de porco abarcam pequenas fatias do setor de biocombustível em todas as regiões. Na verdade, as regiões produtoras de soja, algodão e rebanho de corte aproveitam para investir no setor de biocombustível para agregar ainda mais valor às produções.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombutíves.

Leia o artigo "Soja - principal matéria-prima para biodiesel no Brasil."

Fonte: biodieselbr.com

Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 08-11-2019 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.