Como e quando ocorre a colheita manual de girassol

Na colheita manual, o disco floral do girassol é separado da planta, com corte em bisel, a um metro do solo

Como e quando ocorre a colheita manual de girassol

A América do Norte é a região originária do girassol (Helianthus annuus), planta oleaginosa amplamente versátil e lucrativa. “Não é mera coincidência que a produção brasileira de girassol tem crescido, aceleradamente, graças ao aumento da demanda nos mercados nacional e internacional (exportação de sementes)”, declara Maria Regina Gonçalves Ungaro, Doutora em Melhoramento de Plantas e professora do Curso CPT Cultivo e Processamento de Girassol.

A colheita pode ser feita 70 ou 90 dias após plantio


Das sementes de girassol, é extraído óleo vegetal de excelente qualidade, que segue para as indústrias alimentícias e usinas de biodiesel. De acordo com o manejo da cultura e o momento da semeadura, o desenvolvimento do girassol pode variar, o que impacta na época da colheita. Por isso, o girassol ora pode ser colhido 70 dias decorrentes do plantio das sementes, ora pode ser colhido 90 dias após.

As sementes devem estar maduras e sem secar


O momento certo da colheita de girassol impede que pássaros se alimentem das sementes, o que poderia comprometer o rendimento por hectare colhido. Sendo assim, recomenda-se a colheita assim que o miolo da flor ganhar coloração castanho-clara. Geralmente, colhe-se girassol, em fevereiro e março, mas as sementes devem estar maduras e sem secar. Se estiverem secas, elas se soltam facilmente do disco floral, o que gera perdas ao produtor.

A secagem das sementes ocorre em terreiros


Na colheita manual, o disco floral do girassol é separado da planta, com corte em bisel, a um metro do solo. Após o corte próximo à inserção dos discos florais, eles seguem para os terreiros para a secagem ao sol. Vale lembrar que os produtores de girassol, que não contam com terreiros em suas propriedades, colhem os discos florais no momento em que as sementes estão maduras, mas quase secas.

Os discos florais são distribuídos em finas camadas


Já os que possuem terreiros colhem um pouco antes. Entretanto, eles distribuem os discos de girassol, em camadas finas, para que as sementes se desprendam na secagem. Se as camadas forem grossas pode ocorrer fermentação, o que compromete a qualidade do óleo de girassol. A secagem também pode ser realizada com a ajuda de uma abanadeira de arroz, com ótimos resultados. A ventilação seca a mucilagem, o que permite que as sementes se soltem.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis.

Leia o artigo "Quer plantar girassol? Saiba como com dicas práticas."

Fontes: criareplantar.com.br; blog.plantei.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 18-11-2019 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.