Como cultivar crambe para produção de biodiesel?

O óleo de crambe apresenta características propícias para a produção de biodiesel, além da fabricação de lubrificantes

Como cultivar crambe para produção de biodiesel?

De clima quente e seco, o crambe (Crambe abyssinica) é uma planta rústica proveniente da África, mais especificamente da Etiópia. Da mesma família da canola, o crambe apresenta ciclo produtivo de 90 dias, perfeito para o cultivo rotacionado com o milho e a soja. Além de produzir rapidamente, a cultura exige baixos custos. A extração do óleo ocorre de forma simples por extrusora ou prensa.

O óleo apresenta características propícias para a produção de biodiesel, além da fabricação de lubrificantes e polímeros. O farelo de crambe pode ser fornecido ao gado em até 5% da ração, mas não pode ser fornecido a aves nem a suínos, pois é tóxico para esses animais.

Aquisição das sementes


As sementes de crambe podem ser solicitadas no site da Fundação MS - Pesquisa e Difusão de Tecnologias (Maracaju – MS). Para o cultivo de cambre, são necessários, pelo menos, 12 quilos de sementes por hectare.

Clima


Embora seja uma planta típica de clima quente, o crambe suporta baixas temperaturas e geadas, contanto que a exposição não seja nas fases de plântula e florescimento. Como também é própria de clima seco, não tolera alta umidade do ar nem chuvas contínuas, principalmente na fase de florescimento. Entretanto, na fase de implantação da cultura, a planta requer umidade moderada.

Solo


Para cultivar crambe, o solo deve apresentar alta fertilidade. A primeira camada do solo, mais precisamente entre 20 e 40 centímetros, deve apresentar condições favoráveis (descompactado) para o desenvolvimento das raízes do cramble. Se o solo estiver com acidez elevada, ela deve ser corrigida com a calagem. A adubação adequada também se torna necessária para suprir as exigências nutricionais da planta.

Espaçamento


O espaçamento recomendado para plantar crambre deve respeitar as distâncias de 17 a 45 centímetros entre linhas. O cramble se torna competitivo quanto às plantas invasoras quando o espaçamento é menor.

Colheita


O florescimento do crambe ocorre 35 dias do plantio. Após 85 a 90 dias do plantio, pode ser realizada a colheita do crambe quando a planta apresenta cor marrom-clara. Em áreas maiores, a colheita é mecanizada. Já em áreas menores, ela pode ser realizada manualmente. É importante que o corte seja feito antes de a planta estar totalmente madura para evitar perdas por debulha.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Produção de Biodiesel na Fazenda

Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível

Cultivo e Processamento de Mamona

Fonte: globo.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 22-07-2021 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.