5 perguntas e respostas sobre cultivo de mamona

Das sementes de mamona, é extraído óleo de excelente qualidade, direcionado às indústrias de biodiesel, farmacêutica e de cosméticos

5 perguntas e respostas sobre cultivo de mamona

De acordo com Reinaldo Nunes de Oliveira, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Cultivo e Processamento de Mamona, o cultivo de mamona (Ricinus communis) é viável em muitas regiões do país, até mesmo em locais com baixo índice pluviométrico. Das sementes de mamona, é extraído um óleo de excelente qualidade, direcionado às indústrias de biodiesel, farmacêutica, de cosméticos, entre outras.

O que pode ser fabricado com o óleo extraído da mamona?


A extração do óleo de mamona permite a fabricação de uma gama enorme de produtos, como biodiesel, lubrificantes, graxas, vernizes, tintas, plásticos, espumas, fertilizantes, fármacos, cosméticos, entre outros. Até mesmo a torta residual da semente é utilizada como adubo de origem orgânica para lavouras, pois é rica em nutrientes essenciais para as plantas, principalmente fósforo e nitrogênio.

Quais as melhores sementes de mamona para o plantio?


Em hipótese alguma plante sementes de mamona originadas de mamoneiras encontradas em terrenos baldios, pois elas apresentam carga genética inferior e são pouco produtivas. O mais recomendado é adquiri-las de produtores de mamona registrados no Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pois estas são provenientes de cultivares adequadas a cada região. As indeiscentes, por exemplo, apresentam pouca ramificação lateral e baixo porte.

Quais as melhores condições edafoclimáticas para plantar mamona?


O plantio da mamoneira deve ser realizado em área com boa incidência solar para que a planta receba várias horas de luz solar por dia. Quanto às temperaturas médias, elas devem se manter na faixa de 20°C a 35°C. Já o índice pluviométrico anual deve permanecer entre 500 milímetros a 1.500 milímetros (média). Em relação ao solo, ele deve apresentar boa drenagem, baixa salinidade e pH entre 6 e 7.

Quais os espaçamentos para o plantio das sementes de mamona?


Em cada cova com profundidade de 5 centímetros, devem ser depositadas três sementes de mamona. Em regiões com clima seco, recomenda-se um espaçamento maior para que as mamoneiras não concorram umas com as outras. Já em regiões com boa distribuição de chuvas ou com sistemas de irrigação, o espaçamento pode ser menor. Enquanto para o plantio de cultivares de mamona com porte médio, o espaçamento deve se manter entre 2 e 4 metros, em cultivos consorciados, deve permanecer entre 3 e 4 metros.

Quando colher as mamonas?


A colheita de variedades deiscentes de mamona deve ocorrer quando 70% dos frutos do racemo estiverem secos. Depois, basca submetê-los à secagem em secadores ou terreiros. Já a colheita de variedades indeiscentes de mamona deve aguardar o amadurecimento total das mamonas. Vale destacar que a colheita das mamonas deve ser realizada no período mais quente e seco do dia para não prejudicar o descascamento das mamonas.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Cultivo e Processamento de Mamona

Cultivo de Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel

Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 18-02-2021 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.