Saiba um pouco mais sobre as fazendas eólicas

Uma das vantagens da energia dos ventos é a possibilidade de implantação dos parques eólicos até mesmo no mar

Saiba um pouco mais sobre as fazendas eólicas

Existem, no mínimo, 83 países, que usam energia eólica com fins comerciais. No total, são mais de 300 mil geradores capazes de atender 4% da demanda mundial de energia elétrica. “Apenas a Europa gera 160 gigawatts de eletricidade, anualmente, em suas fazendas eólicas, correspondendo a 10.4% de toda energia elétrica consumida nos países da União Europeia,” afirma Joël Meggelaars, da Associação da Indústria de Energia Eólica, conhecida como Wind Europe.

Uma das vantagens da energia dos ventos é a possibilidade de implantação dos parques eólicos até mesmo no mar. Embora exija um alto investimento, a instalação dos aerogeradores no mar permite aproveitar, ao máximo, os ventos marítimos. Outra alternativa é a sua instalação no continente, ainda que sofra objeções devido à poluição sonora e visual. Entretanto, eles ocupam apenas 1% do terreno, o que permite aproveitar o restante da área em pastagens ou cultivos diversos.

O potencial das fazendas eólicas é enorme. Sua implantação é benéfica tanto econômica como ambientalmente. Trata-se de uma energia alternativa renovável e limpa, que não lança gases de efeito estufa na atmosfera terrestre. O único problema é que a energia eólica depende diretamente de fatores meteorológicos para ser viável em uma dada região. Sendo assim, torna-se indispensável que o sistema trabalhe interligado a outras fontes de energia, para corrigir a ausência de ventos.

Em Portugal, a implantação de fazendas eólicas conta com o apoio do governo. “No país, foi possível criar parques eólicos, pois as metas para produção de energia renovável eram objetivas e claras e o licenciamento rápido e simples para a execução do projeto, ressalta António Sá da Costa, presidente da APREN - Associação de Energias Renováveis de Portugal.

Dessa forma, os portugueses passaram a contar com aerogeradores responsáveis por 25% de toda a produção de energia elétrica do país. Entretanto, foi necessária a captação de investidores para a fabricação das turbinas. Por fim, as fazendas de vento se tornaram uma realidade, que impulsionou e impulsiona a economia do país.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água.

Leia o artigo "Conheça o maior parque eólico offshore do mundo".

Fonte: believe.earth

Andréa Oliveira 28-12-2018 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.