Holandeses começam a construir primeira usina flutuante de energia solar

Em alto mar, será produzida 15% de energia solar a mais quando comparada à energia gerada por painéis solares no continente

Holandeses começam a construir primeira usina flutuante de energia solar

Os holandeses começaram a construir a primeira usina flutuante de energia solar, localizada a 15 quilômetros do litoral de Scheveningen (Haia). O projeto previsto para três anos é financiado pelo governo holandês. Segundo Allard van Hoeken, fundador do grupo Oceans of Energy, como a usina ficará em alto mar, ela foi planejada para suportar impactos de ondas gigantescas sem sofrer abalos ou danos em sua estrutura.

Capacidade de produção


O projeto nasceu de uma alternativa viável, para a implantação de uma grande usina de energia solar, em um país com pequena extensão territorial, como a Holanda. De acordo com os fomentadores do projeto, assim que a inovadora usina flutuante começar a operar, sua capacidade de produção de energia limpa poderá chegar a 15% a mais quando comparada à energia solar gerada por painéis solares no continente.

Estimativas para 2050


Na verdade, a energia solar produzida será responsável por 75% do total de energia fornecida aos holandeses. As estimativas apontam que até 2050 todos os habitantes da Holanda terão aderido a algum tipo de energia renovável. É importante destacar que o Brasil, país com grande extensão territorial e costas litorâneas (que se estendem de Norte a Sul do país), tem muito a evoluir quanto à produção de energia limpa.

O mar e a energia solar


O mar recebe várias horas de raios solares no decorrer de dias, meses e anos. Sendo assim, apresenta grande potencial para implantação de usinas solares. Sem falar da vantagem do sistema de resfriamento para painéis solares, que permite um aumento de até 15% na produção de energia solar. No caso da usina flutuante holandesa, os painéis serão ancorados entre turbinas eólicas. Destas, sairão cabos, que levarão energia até os consumidores finais.

Projetos para 2021


“Um consórcio constituído de pesquisadores, cientistas e produtores de energia tem outro projeto em andamento capaz de operar 2.500 m² de painéis solares flutuantes, em 2021, na Holanda”, ressalta Allard van Hoeken. Em todo o mundo, muitos países têm seguido o exemplo dos holandeses, com projetos inovadores, como o da usina solar fotovoltaica produzida na região do Amazonas (Brasil).

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Energia Solar para Aquecimento de Água.

Leia o artigo "Maior parque de energia solar fica no Brasil."

Fonte: portalsolar.com.br

Andréa Oliveira 04-06-2019 Energia Alternativa

Faça já o Download Grátis

Download brinde Infográfico Regulamentação dos Créditos de Energia Solar

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.