Granja em Santa Catarina transforma dejetos suínos em biogás

O biogás de dejetos suínos gera eletricidade capaz de abastecer 1.800 residências no período de 30 dias

Granja em Santa Catarina transforma dejetos suínos em biogás

Granjas em Santa Catarina transformam dejetos suínos em biogás. Este, por sua vez, vira energia elétrica, que abastece inúmeras residências na região. Além de ser um meio sustentável e econômico de produção, o meio ambiente é preservado. É o que tem feito Adélio Tomazzoni, criador de 38 mil suínos, em Faxinal dos Guedes (SC). Em sua propriedade, o esterco dos suínos vira biogás, que se transforma em eletricidade.

Tudo começou quando o produtor quis reduzir os custos de produção da granja. Ele imaginou que seria uma boa ideia dar um destino ecologicamente correto aos dejetos dos suínos implantando um sistema que movimentasse o maquinário da granja. Como os resultados foram mais que favoráveis, o suinocultor decidiu montar uma microusina, com 7 biodigestores, que transformam 250 mil litros de dejetos suínos em biogás.

O biogás produzido na granja gera eletricidade capaz de abastecer 1.800 residências no período de 30 dias. O produtor catarinense usa metade da energia produzida em sua propriedade; a outra é vendida para uma distribuidora de energia elétrica em Santa Catarina. Segundo Tomazzoni, granjas acima de 3 mil animais apresentam potencial para produção de vários quilowatts.

Além de produzir energia elétrica que abastece a granja, o biogás produz um derivado: o biometano. Após pesquisa realizada pela Embrapa Suínos e Aves, em Corcórdia (SC), esse gás originado dos dejetos de 300 suínos passou a ser utilizado para movimentar carros. Veículos que antes rodavam 600 km com 40 litros de álcool, agora percorrem mais 250 km com apenas 15 m³ de gás biometano.

O sucesso da geração de energia elétrica originada do biogás de dejetos suínos está levando muitos produtores a adotarem o sistema. Embora o investimento esteja em torno de R$300 e R$700 mil, o produtor Maciel, criador de oito mil suínos, pretende implantar o projeto em sua propriedade.

O biogás pode ser formado de esterco de outros animais, como aves, ou matéria vegetal, como cana-de-açúcar. A ABiogás - Associação Brasileira do Biogás e do Biometano, acredita que o biogás apresenta potencial para gerar mais de um terço da energia elétrica consumida em todo o país.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Construção e Operação de Biodigestores.

Leia o artigo "Você sabe como funcionam os biodigestores?"

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 19-12-2018 Energia Alternativa

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.