Crise hídrica: energia solar é solução para captação de água

Quando o sol é intenso, a bomba solar apresenta potencial para captar mais de 8.000 litros de água

Crise hídrica: energia solar é solução para captação de água

Nos últimos anos, vivemos uma grave crise hídrica, que impacta negativamente no abastecimento de água, não apenas no meio urbano como na zona rural. No campo, a falta de água compromete a lavoura, com perdas imensuráveis ao produtor rural. Na cidade, períodos longos de estiagem resultam no desabastecimento de água e geram problemas no fornecimento de energia elétrica. Sem falar que os valores da conta de luz pagos pelo consumidor chegam a preços exorbitantes.

Segundo Natalício Nicoleti Gonçalves, agricultor e proprietário de um sítio em Ibitiúva (SP), a solução é a bomba solar, que bombeia a água dos lençóis freáticos com vazão maior que a de bombas periféricas. O equipamento usa energia fotovoltaica, ou seja, trabalha com a captação de luz solar. Quando o sol é intenso, o sistema apresenta potencial para bombear mais de 8.000 litros de água. “Trata-se de uma forma sustentável de produzir e economizar recursos como água e energia”, completa Nicoleti.

O agricultor, que cultiva hortaliças e laranjeiras, irriga suas lavouras pelo sistema de irrigação por gotejamento graças à bomba solar. Ela garante à plantação água em abundância e permite a Nicoleti economizar com energia elétrica. “A técnica de aproveitamento da energia solar é uma alternativa para locais em que se deseja reduzir os custos com a energia elétrica convencional”, afirma Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do Curso CPT a Distância e Online Energia Solar para Aquecimento de Água.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Energia Alternativa.

Leia o artigo "Saiba mais sobre o uso da energia solar no campo".

Fontes: ruralnews.com.br; anauger.com.br

Andréa Oliveira 28-02-2019 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.