Bioeletricidade, a energia que vem da cana

A bioeletricidade é obtida da cana-de-açúcar, mais especificamente do bagaço e da palha após a moagem

Bioeletricidade, a energia que vem da cana

A bioeletricidade é obtida da cana-de-açúcar, mais especificamente do bagaço e da palha após a moagem. Na produção de etanol e açúcar, cada tonelada de cana moída resulta em 200 kg de palha e 250 kg de bagaço de cana. Atualmente, no Brasil, cerca de 80% da bioeletricidade é gerada dos resíduos da cana. O restante vem de outras matérias-primas, como cascas de arroz e restos de madeira.

Energia verde, limpa e renovável, a bioeletricidade aproveita biomassa vegetal, que seria descartada no meio ambiente. Trata-se de uma alternativa sustentável de energia para reduzir os impactos ambientais no Planeta. Além disso, a palha da cana, que fica no solo após a colheita, evita a erosão e impede o desenvolvimento de plantas daninhas. Consequentemente, reduz as aplicações de agroquímicos na área de cultivo.

Para gerar a bioeletricidade, inicialmente é realizada a colheita da cana-de açúcar. Em seguida, ela é encaminhada à usina para ser moída. O caldo resultante da moagem é utilizado para produzir biocombustível. Sobram o bagaço e a palha da cana, que servem de matéria-prima para o aquecimento das caldeiras (energia térmica), na produção de etanol, e para movimentar as turbinas (energia mecânica) na produção da bioeletricidade.

Além de não causar grandes impactos no meio ambiente, a bioeletricidade não requer projetos de grande porte, promove a consolidação da indústria nacional de equipamentos, possibilita a aquisição de biomassa da cana em períodos secos, impulsiona a geração de empregos nos polos tecnológicos, reduz a sobrecarga das hidrelétricas e permite a implantação em menor tempo (em até dois anos e meio).

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "Biomassa da cana produz energia e economiza água nos reservatórios."

Fontes: fragmaq.com.br; unica.com.br

Andréa Oliveira 26-04-2019 Energia Alternativa

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.