Conta de luz aumenta em outubro

Conta de luz aumenta em outubro. Como o país enfrenta uma severa crise hídrica, torna-se fundamental utilizar a energia elétrica de forma racional e sustentável.

O baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas tornou necessário o aumento das tarifas da conta de luz

Conta de luz aumenta em outubro

"A busca pelo uso eficiente de energia elétrica e a consequente redução de custo estão associadas ao conhecimento das opções tarifárias e às medidas para economizar energia na residência - afinal passamos por longo período de estiagem", afirmam Luciano Borges Barreto Salum e Ronaldo Flora Coelho, professores do Curso a Distância CPT Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Fazenda da Área Eletricidade na Fazenda.

Como o país enfrenta uma severa crise hídrica, torna-se fundamental utilizar a energia elétrica de forma racional e sustentável. Caso contrário, as taxas cobradas começarão a ser exorbitantes. Outubro já começou com uma notícia não muito agradável aos consumidores. Segundo a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, a bandeira tarifária passou para vermelha (patamar 2), ou seja, para cada 100 kWh consumidos será cobrado R$ 3,50.

No mês passado, a bandeira tarifária da conta de luz já havia passado para amarela - a cada 100 kWh de energia gastos, o consumidor era obrigado a pagar R$ 2 (taxa extra). A medida tornou-se necessária para que mais usinas térmicas entrassem em funcionamento com o objetivo de suprir as necessidades da energia fornecida pelas hidrelétricas. Como os custos de produção da energia térmica são mais elevados, o aumento das tarifas foi impreterível.

No ano passado, o Brasil já havia sofrido com a escassez de chuvas. Além do racionamento de água, as contas de luz começaram a vir bem mais salgadas. E parece que em 2017, esse quadro irá se repetir. Em setembro, as chuvas ficaram abaixo da média. O baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas tornou necessário o aumento das tarifas. Desde que a bandeira vermelha ganhou duas novas graduações em 2016, o patamar 2 ainda não havia sido acionado.

Fonte: Canal Rural.

Confira o artigo "Cerca elétrica rural: dicas de instalação" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Administrador 02-10-2017 Eletricidade na Fazenda

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.