Cerca elétrica rural: dicas de instalação

Como medida de segurança, a cerca elétrica rural está tomando conta de inúmeras propriedades brasileiras. Aprenda como instalar em sua propriedade.

A instalação da cerca elétrica rural é muito rápida, em torno de 1 hora por hectare

Cerca Elétrica Rural

 

Como medida de segurança, a cerca elétrica rural está tomando conta de inúmeras propriedades brasileiras. Ela possui baixo custo de instalação, é feita com material de alta qualidade e resistência, o que lhe confere maior durabilidade. Além disso, sua implantação é rápida tamanha é a sua praticidade. Geralmente, um único trabalhador instala a cerca em torno de 1 hora por hectare. Portanto, sua viabilidade está mais do que comprovada.

A cerca elétrica pode ser instalada em um local e depois ser transferida para outro

Segundo o professor Nelson Fernandes Maciel, do Curso CPT Cerca Elétrica para Pastejo Rotativo, uma cerca elétrica pode ser instalada em um local e, após algum tempo, ser transferida para outro, aproveitando-se, praticamente, todos os seus componentes.

Anexe placas de advertência onde há cerca elétrica e não a instale em locais públicos

Você decidiu instalar a cerca elétrica em sua propriedade rural. De fato, você fez uma ótima escolha. Mas quais os principais cuidados a tomar na instalação? Primeiramente, anexe placas advertindo as pessoas quanto à cerca elétrica. De preferência, não a instale em locais públicos, principalmente se houver crianças circulando.

Adquira o eletrificador da melhor marca e que atenda aos padrões de segurança

Faça a manutenção periódica do eletrificador da cerca, pois qualquer dano nesse aparelho acarreta problemas na cerca, como falta de energização. Por esse motivo, escolha a marca com melhor qualidade e que atenda aos padrões internacionais de segurança.

Compre isoladores de linha próprios para cerca elétrica, com proteção ultravioleta

Os isoladores de linha não devem ser instalados dentro do poste, pois pode haver oxidação caso haja acúmulo de água. Além disso, isoladores internos dificultam a detecção de problemas e avarias em algumas peças. Por isso, compre isoladores feitos para cerca elétrica, com proteção ultravioleta.

Todos os materiais de aterramento devem ser de aço galvanizado

Para o aterramento, use materiais galvanizados para evitar que oxidem com o tempo. Isso vale para cantoneiras, hastes, mourões e canos. Faça o aterramento principal usando, pelo menos, três hastes com dois metros de comprimento.

Use arame próprio para cercas elétricas, pois eles não oxidam e duram mais

O arame que forma a cerca deve ser próprio para cercas elétricas e não adaptado de cercas convencionais, pois estes oxidam rapidamente quando expostos ao tempo.

Adote sistemas que direcionem a carga elétrica de raios para o solo

Use sistemas protetores do eletrificador, que levem a carga elétrica de raios diretamente para o solo. Dessa forma, esse aparelho, imprescindível ao funcionamento da cerca elétrica, ficará intacto e em plena atividade.

Gostou das dicas? Então, instale já a sua cerca elétrica!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Grupo Cultivar e Cursos CPT.

Administrador 30-06-2015 Eletricidade na Fazenda

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.