Parceria entre Brasil e Cuba na produção de bioenergia

Universidade brasileira e instituto cubano se juntam no desenvolvimento de combustíveis renováveis

A Unesp - Universidade Estadual Paulista, e a ICIDCA - Instituto Cubano de Pesquisa e Derivados de Cana-de-açúcar, estão fazendo um acordo de cooperação técnica. O objetivo é desenvolver pesquisas voltadas à produção de energias renováveis.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa da universidade, Maria José Soares Mendes Giannini, "o acordo pretende reunir especialistas das duas instituições e estará voltado especialmente a trabalhos com resíduos, visando a uma produção sustentável".

Para o professor Paulo Anselmo Ziani Suarez, no curso Produção de Biodiesel na Fazenda, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a utilização de recursos renováveis, ou seja, que possam ser produzidos de acordo com as necessidades, como são os vegetais, é uma excelente alternativa para a produção de combustíveis. A produção de um combustível a partir de óleos vegetais e gorduras animais, além de materiais residuais como óleos usados em frituras ou borras obtidas no processo de refino de óleos e gorduras, ou seja, o biodiesel, consiste em uma forma de reduzir a emissão de poluentes, promover benefícios econômicos e sociais para os povos e diminuir a dependência de derivados do petróleo".

Serão contemplados cinco eixos, todos eles correspondentes às divisões do Centro de Pesquisa de Bioenergia da Unesp. Biomassa para bioenergia; produção de bioenergia; aplicação de biocombustíveis em motores; biorrefinaria, alcoolquímica e oleoquímica; impactos ambientais, sócio-econômicos e sustentabilidade, serão os temas abordados.

Texto de: Ariádine Morgan

Administrador 04-06-2010 Combustíveis e o Mundo

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.