O Brasil vai liderar a produção mundial de biodiesel em 2012

"Nosso desafio é continuar crescendo com sucesso", afirma o presidente da Petrobras Biocombustíveis

Em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustíveis, afirmou que o Brasil deverá ultrapassar a Alemanha e se tornar, no ano que vem, o maior produtormundial de biodiesel.

A venda de biodiesel cresceu de 1,1 milhão de metros cúbicos (m³) para 2,6 milhões de m³ em apenas três anos, sendo que o Centro-Oeste e Sul do país concentram o maior número de usinas.

Rossetto alerta para o fato de que o programa brasileiro de biodiesel ainda sofre com a descentralização da produção e a lenta ampliação da participação da agricultura familiar como fornecedora de matéria-prima. Ele também explica que o "Nosso desafio é continuar crescendo com sucesso, mas de uma forma mais bem distribuída nos estados brasileiros e com maior participação dos pequenos produtores, especialmente nas regiões mais empobrecidas".

O presidente da Petrobras Biocombustíveis defendeu a atualização dos incentivos fiscais e tributários para o setor, assegurando apoio às regiões de menor desenvolvimento agrícola e social e apontou que o crescimento do programa de biodiesel depende do aumento da quantidade de biodiesel que é misturado ao óleo diesel mineral, atualmente na proporção de 5%, além do incentivo à exportação.

Segundo Miguel, o governo deve anunciar em breve medidas para estimular o setor, como financiamentos para estocagem e linhas de crédito para renovação e/ou expansão dos canaviais e para melhor aproveitamento da capacidade das usinas.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 17-11-2011 Combustíveis e o Mundo

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.