5 biocombustíveis mais produzidos no Brasil

Os biocombustíveis reduzem a emissão de CO2 na atmosfera terrestre e, consequentemente, minimizam o efeito estufa e o aquecimento global

5 biocombustíveis mais produzidos no Brasil

Nagashi Tominaga, professor do Curso CPT Cultivo de Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel, afirma que são diversos os biocombustíveis produzidos no Brasil. Todos são uma alternativa sustentável e ambientalmente benéfica para substituir os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão. Como vantagens, esses combustíveis verdes reduzem a emissão de CO2 na atmosfera terrestre e, consequentemente, minimizam o efeito estufa e o aquecimento global.

Os biocombustíveis de origem vegetal podem ser fabricados a partir da soja, do milho, da cana-de-açúcar, do dendê, do pinhão-manso, do coco macaúba, do girassol, da mamona, da canola, do babaçu, do amendoim, dentre tantas outras espécies vegetais. É importante lembrar que os biocombustíveis também podem usar matéria-prima animal, como dejetos de suínos, que são decompostos em biodigestores para produção do biogás, por exemplo.

Biodiesel


Dos 5 biocombustíveis listados, o biodiesel é o mais produzido no Brasil, utilizado em veículos de passeio, máquinas agrícolas, caminhões e geradores. A soja é a matéria-prima mais explorada para a produção de biodiesel. Além de renovável, ele é mais seguro, quando comparado ao diesel de petróleo, principalmente porque não é tóxico. Fora que causa baixo impacto no meio ambiente, o que reduz a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera terrestre.

Bioetanol


Quanto ao bioetanol, ele é extraído da cana-de-açúcar, bem como outros vegetais, inclusive o milho. Entretanto, para maximizar o potencial energético desse biocombustível, o álcool deve ser extraído da celulose da planta. Utilitários, micro-ônibus, ônibus, caminhonetes, caminhões, entre outros veículos automotores podem ser movidos com bioetanol.

Biogás


Já o biogás é formado da decomposição biológica de matéria orgânica, que se torna um biocombustível na falta de oxigênio. Trata-se de um combustível renovável, cuja origem são dejetos animais e aterros sanitários. Nesse último caso, esta é uma forma ambientalmente correta de aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos nas cidades.

Biometanol


Em relação ao biometanol, ele é originado da biomassa, obtida principalmente do eucalipto. No Brasil, ele é amplamente utilizado no setor industrial, inclusive para fabricar plástico. Trata-se de um biocombustível muito inflamável, o que o torna perigoso quando armazenado e utilizado indevidamente.

Óleo vegetal puro


Por fim, temos o óleo vegetal puro, extraído de plantas oleaginosas, como amendoim, algodão, dendê, girassol, mamona, dentre outras. Entretanto, embora apresente potencial de crescimento para os próximos anos, a produção desse biocombustível em ampla escala ainda requer custos elevados.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Cultivo de Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel

Cultivo e Processamento de Mamona

Cultivo e Processamento de Girassol

Fontes: Petroserv & Toda Matéria

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 02-03-2021 Combustíveis e o Mundo

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.