Uso de biocombustível pode reduzir emissões de CO2 em 70%

Aumento no consumo de combustíveis biodegradáveis reduzirá emissões de gases nocivos na atmosfera em 70%

Uso de biocombustível pode reduzir emissões de CO2 em 70%

Embora muitos países tenham plena consciência da importância de se usar biocombustível, há um longo caminho a percorrer para maior viabilidade da produção em larga escala. Em alguns casos, o volume da matéria-prima, para fabricar poucos litros de combustível verde, é grande e os custos, altos. “Já em pequena escala, como em pequenas propriedades agrícolas, produzir biodiesel é economicamente viável”, destaca Paulo Anselmo Ziani Suarez, engenheiro químico e professor do Curso CPT a Distância e Online Produção de Biodiesel na Fazenda.

No meio urbano, o setor de transportes usa 3% de biodiesel: 2/3 correspondem ao etanol e 1/3, ao biodiesel. Segundo Ricardo Gorini, pesquisador da IRENA, para aumentar o consumo de biocombustível em cinco vezes, ou seja, de 130 bilhões de litros para 650 bilhões de litros anuais, são necessárias políticas públicas de longo prazo, até que o mercado entenda as vantagens do combustível renovável em comparação ao combustível fóssil.

Com o aumento no consumo de combustíveis biodegradáveis, até 2050, as emissões de gases nocivos na atmosfera terrestre reduzirão em 70% (conforme divulgado no Etanol Summit, evento direcionado ao setor sucroenergético). Desenvolvida pela IRENA - Agência Internacional de Energia Renovável, a pesquisa é voltada à descarbonização da matriz energética mundial em 31 anos.

O setor de transportes rodoviário merece maior atenção, com aumento do uso de biometano, bioquerosene e biodiesel, em substituição ao diesel fóssil e à gasolina. Atualmente, programas de etanol estão em andamento, em mais de 60 países, em todo o mundo. Os que apresentam maior uso de etanol são Brasil, União Europeia e Estados Unidos, responsáveis por 89% do consumo mundial.

Quando comparado ao consumo de gasolina, o etanol corresponde a pouco mais de 6%. Entretanto, com a criação de programas de etanol, é possível, no mínimo, dobrar essa produção. Seguindo princípios ambientalmente corretos, a mistura de etanol aumentaria para cerca de 15%. Os impactos no meio ambiente seriam mínimos, pois a área utilizada não passaria de 0,5% do total das áreas cultiváveis globais.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Biocombustíveis.

Leia o artigo "Processos de produção de biodiesel: transesterificação e craqueamento térmico."

Fonte: portaldoagronegocio.com.br

Andréa Oliveira 03-07-2019 Biodiesel

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.